Maputo, 5 Dezembro (AIM) – A multinacional portuguesa PHC Software, S.A, vocacionada ao desenvolvimento de soluções inovadoras de gestão, lançou esta terça-feira (05), em Maputo, uma nova plataforma informática intitulada Cris, a primeira assistente de inteligência artificial, com vista a dar seu contributo para a transformação e modernização das empresas moçambicanas.
A tecnologia PHC, que já está disponível no mercado, vai impulsionar o crescimento económico das empresas moçambicanas, bem como a sua sustentabilidade e inovação, potenciando uma maior eficiência e tomada de decisões nas empresas.
Segundo Ricardo Pereira, director executivo da PHC Software, a sua empresa destaca-se como primeira a integrar a inteligência artificial nos seus sistemas de gestão em Portugal.
“O que nós apresentamos hoje tem muito a ver com este novo mundo da tecnologia, que a inteligência artificial generativa trouxe, que, acima de tudo, mudar a forma como trabalhamos”.
Pereira entende que Moçambique, à semelhança de outros países, precisa de melhorar a produtividade e, no caso particular, deveria aprimorar cada vez mais a forma como empresas desenvolvem as suas actividades, trazendo mais valores.
“Trazer a Cris é mais do que um marco tecnológico, é um compromisso com a transformação e modernização do tecido empresarial neste país, a inteligência artificial é uma aliada, não uma ameaça, estamos aqui para capacitar as empresas a tirarem o máximo proveito dessa revolução tecnológica”, explicou.
A fonte garante que a tecnologia PHC protege os dados de uma determinada empresa e está sendo testada em Portugal, Espanha, Angola, Moçambique, Cabo verde e outros.
A PHC afirma que, actualmente, mais 160 mil pessoas usarem o seu software e a empresa acredita que, nos próximos 2 a 3 anos, muitas empresas vão experimentar a sua plataforma.
O lançamento da plataforma contou com participação de várias empresas moçambicanas baseadas em Maputo e de outros cantos do país.
(AIM)
MR/sg