
Cabos eléctricos roubados dos equipamentos da Electricidade de Moçambique
Maputo, 05 Dez (AIM) – A Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou hoje a morte de um cidadão por electrocução, após este ter escalado uma Torre de Transporte de Energia Eléctrica em Alta Tensão, no Município de Gurúè, província central da Zambézia.
Segundo um comunicado de imprensa da EDM, o incidente ocorreu esta terça-feira e a vítima foi identificada como sendo V. Mulimahia.
“O caso foi participado e prosseguem os trâmites legais na Polícia da República de Moçambique (PRM)”, garante a empresa no seu comunicado enviado hoje à AIM.
A EDM chama a atenção que os acidentes de origem eléctrica podem provocar danos graves ou fatais.
“Neste contexto, a EDM reforça o apelo para a observância de medidas de precaução no manuseamento de equipamentos eléctricos”, aconselha.
Ademais, segundo o comunicado, toda e qualquer intervenção nas infra-estruturas eléctricas da EDM deve ser realizada, exclusivamente, por técnicos da Empresa instruídos e devidamente autorizados.
“A EDM lamenta a morte deste cidadão e endereça à família enlutada as mais sentidas condolências”, acrescenta.
O documento garante que a “Electricidade de Moçambique vai continuar a implementar iniciativas e projectos, de âmbito nacional, que visam consciencializar e engajar os moçambicanos sobre temas relacionados à eficiência energética e o combate à vandalização de infra estruturas eléctricas.”
Refira-se que a EDM perde anualmente vários milhões de dólares devido a vandalização de suas infra-estruturas em todo o país para a extracção de metais, principalmente cobre. O valor perdido poderia ser investido na electrificação de todo o país, bem como na melhoria da qualidade de energia fornecidas aos clientes.
Outra consequências do roubo de material eléctrico é a morte dos prevaricadores que arriscam as suas vidas.
(AIM)
dt/sg