Maputo, 07 Dez (AIM) – O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, assegurou hoje (07), em Maputo, que o governo moçambicano está empenhado e comprometido com o desenvolvimento e bem-estar de todos cidadãos.
Discursando hoje (07) na Assembleia da República, o parlamento, Maleiane disse que há vezes que “não se dá suficiente valor ao que fazemos.”
“Queria assegurar, a partir daqui, que este governo, dirigido pelo Presidente Filipe Nyusi, está empenhado e comprometido com o desenvolvimento e bem-estar de todos”, afirmou o Primeiro-Ministro, no encerramento da sessão de dois dias de apresentação e debate do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado para 2024 (PESOE-2024)
O PESOE-2024 foi aprovado, na generalidade, com votos da bancada do partido governamental, a Frelimo.
“Estamos a dizer que, em 2024, o nosso PIB vai crescer 5.5 por cento, num contexto extremamente difícil,” afirmou.
“Mas o mundo vai crescer 2.9 por cento e em África a média será de 4.0 por cento. Nós [em Moçambique] partimos de uma desaceleração de 1.3 por cento, em 2020, e vamos crescer 5.5 por cento, em 2024”, explicou.
Acrescentou que “Isto é motivo para qualquer moçambicano ficar feliz.”
Segundo o Primeiro-Ministro, lá fora perguntam como é que Moçambique consegue fazer isto tudo com adversidades, como o terrorismo.
“Nós dissemos que o governo está a criar todas as condições para que cada moçambicano encontre espaço para gerar a sua renda, porque é assim como a economia funciona”, revelou.
Sobre o quinquénio prestes a terminar [2020-2024], Maleiane disse que o período foi profundamente marcado por situações de incertezas que impactam negativamente a economia mundial, incluindo Moçambique.
“Foi neste contexto que a proposta do PESOE-2024 foi elaborada, tendo em consideração, principalmente, a capacidade interna de gerar receitas”, disse.
A aposta do executivo, segundo Maleiane, é continuar a implementar medidas de política económica e fiscal, visando impulsionar e diversificar a economia, assim como manter a inflação estável.
Reafirmou a determinação do governo em continuar a aprimorar e implementar medidas de alocação eficiente de recursos e aumento da qualidade da despesa pública visando alargar o espaço fiscal e, por conseguinte, “dispormos de mais recursos para investir em áreas produtivas e geradoras de ganhos na economia, nomeadamente geração de mais emprego e renda para todos os moçambicanos.”
O executivo prevê, ainda, várias outras iniciativas para prosseguir com medidas de aumento de colecta de receitas e de reforço de gestão criteriosa de recursos financeiros e humanos para que, com “os poucos recursos disponíveis, possamos buscar mais e melhores serviços públicos.”
“Esta abordagem irá nos permitir alocar mais recursos para os sectores de maior impacto na vida da população, tais como abastecimento de água potável, saneamento do meio, estradas e pontes, acesso a energia, educação, saúde, protecção social, entre outros”, disse.
O governo reitera determinação de prosseguir, em 2024, com a implantação de medidas e acções de melhoria do ambiente de negócios, assim como da consolidação da estabilidade macroeconómica e financeira do país.
Melhorar a transparência no ambiente de negócios, através de acções que assegurem a gestão criteriosa e transparente da coisa pública, engrossa o leque de actividades do governo.
(AIM)
mz/dt