
Jully 2019, Maputo Province, Mozambique, INS Headquarters
Ponta D’Ouro (Moçambique), 09 Dez (AIM) – Os laboratórios de saúde pública em falta para completar a abrangência de todas províncias moçambicanas serão instalados até o primeiro semestre de 2024.
A decisão que prevê a aceleração do estabelecimento dos laboratórios é parte das resoluções da Reunião do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Saúde (INS), anunciadas pelo vice-ministro da Saúde, Ilesh Jani.
“A decisão tomada neste fórum foi no sentido de acelerar o estabelecimento de mais dois laboratórios de saúde pública no próximo ano, nas províncias de Gaza e Manica”, disse o vice-ministro da Saúde.
Por sua vez, o director-geral do INS, Eduardo Samo Gudo, que falava, sexta-feira, à margem do encerramento da reunião, explicou que do processo de instalação de laboratórios iniciado há cerca de três anos, as províncias de Manica (centro) e Gaza (sul) são as únicas que ainda não dispõem deste tipo de laboratórios.
Por serem laboratórios dotados de tecnologia moderna, avançada e complexa, a construção e operacionalização, segundo o director do INS, está orçada em cerca de 400 mil dólares, o equivalente a cerca de 25 milhões de meticais.
“Estamos convictos que com o estado actual das coisas, até primeiro semestre do próximo ano, teremos os laboratórios em funcionamento”, disse Samo Gudo.
Acrescentou que com a entrada em funcionamento dos dois laboratórios vai se descentralizar o processo de confirmação dos surtos e epidemias ao nível dessas províncias, que antes esperavam o envio das amostras a sede do INS.
Com isso, referiu a fonte, “a confirmação de surtos e epidemias nessas províncias será mais rápida, porque vamos reduzir o tempo entre a recolha da amostra, envio ao laboratório e a sua testagem”.
No rol de todas as decisões tomadas na Reunião do Conselho Consultivo do INS, evento de três dias realizado na vila fronteiriça da Ponta do Ouro, distrito de Matutuíne, província de Maputo, consta ainda a deliberação sobre a estratégia de fortalecimento da rede de vigilância genómica de doenças, com vista a melhor entender as modificações no genoma dos microorganismos.
(AIM)
sc/mz