Maputo, 09 Dez (AIM) – O Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM) lançou este sábado (09) um projecto que visa organizar as praias da capital moçambicana, por forma a atrair um maior número de turistas e dinamizar as actividades desportivas, culturais, de restauração, lazer, entre outras.
O projecto, que conta com iniciativas do sector privado, surge, segundo o edil de Maputo, Eneas Comiche, da necessidade de estabelecer locais para o desenvolvimento de áreas de múltiplo uso.
A iniciativa, de acordo com a fonte, terá também a componente de promoção da cultura com enfoque na preservação do meio ambiente e não só.
O projecto enquadra-se na deliberação número 34/ CM/2023, de 25 de Outubro, que versa sobre a organização das praias no município de Maputo.
“Com este instrumento, esperamos que as praias sejam um local de utilização racional e gestão responsável de todas as actividades a serem desenvolvidas, não descurando o meio ambiente que é da responsabilidade de todos nós”, sublinhou o presidente do CMCM, durante o lançamento do Programa de Organização das Praias da Cidade de Maputo.
A fonte acrescentou que “somos desafiados a sensibilizar o maior número possível de pessoas a cuidar do meio ambiente para as presentes e futuras gerações.”
Numa altura em que se assiste um movimento desusado de pessoas e bens devido ao início da quadra festiva, o edil exortou para o uso responsável das praias uma vez que, nesta época, se regista um maior fluxo de pessoas a frequentar o local, alguns sobre efeito de álcool, entre outros males.
“Já entramos na época festiva, a praia será muito movimentada e acreditamos que o pouco que nós lançamos deve ser o exemplo do tipo de praia que nós queremos,” disse Comiche.
A praia será dividida em 15 blocos que serão concessionados a entidade privadas, que tem o dever de apoiar o CMCM a cuidar da componente de gestão de resíduos sólidos.
(AIM)
LW/mz