Maputo, 11 Dez (AIM) – O governo moçambicano manifestou hoje (11) à União Europeia (EU) o seu interesse na renovação da Missão de Formação Militar às Forças Armadas de Defesa de Moçambique – FADM (EUTM), adequando-a às novas necessidades identificadas.
O apoio da UE ao país, através da EUTM, é no contexto dos esforços de combate ao terrorismo que afecta, principalmente, alguns distritos da província nortenha de Cabo Delgado.
O interesse de Moçambique na renovação da Missão foi transmitido durante a 34ª Sessão do Diálogo Político entre o Governo de Moçambique e a UE, que teve lugar em Maputo, onde o governo agradeceu o apoio nesse sentido.
Um comunicado conjunto emitido no final da Sessão explica que as partes passaram em revista os desenvolvimentos registados desde o diálogo havido em Junho de 2023, na cidade de Tete, Centro de Moçambique, com destaque para os progressos alcançados no processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) e para a situação de segurança na província de Cabo Delgado.
Em relação à situação em Cabo Delgado, segundo o comunicado enviado hoje à AIM, as partes saudaram “os desenvolvimentos positivos no terreno, evidenciados pelo regresso gradual das populações às suas áreas residenciais e a retoma progressiva das actividades económicas e sociais.”
“As duas delegações mantiveram um diálogo franco e aberto sobre questões bilaterais, regionais e internacionais de interesse mútuo, seguindo uma agenda acordada conjuntamente. Moçambique e a União Europeia reafirmaram, na ocasião, a importância, profundidade e abrangência da sua parceria”, refere o comunicado conjunto.
As duas delegações saudaram a realização do Primeiro Fórum de Investimento Moçambique-União Europeia Global Gateway, considerando-o um sucesso a todos os níveis.
Saudaram as oportunidades de negócio e de investimento decorrentes da Estratégia Global Gateway no contexto moçambicano e acordaram em monitorar e dar seguimento aos resultados do evento.
“As delegações do Governo da República de Moçambique e da União Europeia abordaram, ainda, as questões de paz e segurança no contexto regional e global, com enfoque para os actuais conflitos em África, na Europa e no Médio Oriente”, indica o documento.
Durante a Sessão, de acordo com o comunicado, a delegação do Governo partilhou com a União Europeia as prioridades para a segunda Presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas e perspectivas até o fim do mandato enquanto membro não-permanente daquele órgão.
“A União Europeia felicitou Moçambique pelo empenho demonstrado no primeiro ano do seu mandato e disponibilizou-se em manter a colaboração até à sua conclusão”, sublinha.
Durante o 34º Diálogo Político entre o governo de Moçambique e a UE, as partes passaram em revista, ainda, o processo das eleições municipais de 11 de Outubro passado, entre outros assuntos.
A Sessão decorreu sob o lema “Moçambique e União Europeia: um Diálogo Político consolidado, elevado a Diálogo de Parceria”.
(AIM)
dt/mz