Maputo, 14 Dez (AIM) – Cerca de 105 mil pessoas já podem canalizar as suas contribuições ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), delegação provincial de Inhambane, sul de Moçambique.
As contribuições, sobretudo da cidade da Maxixe e zonas circunvizinhas, serão possibilitadas pelos investimentos que culminaram com a inauguração hoje (14) na cidade da Maxixe, a capital económica de Inhambane, do edifício da delegação provincial do INSS.
A infraestrutura, construída de raiz, durante 15 meses, e inaugurada pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, custou aos cofres do Estado cerca de 160 milhões de meticais.
Nyusi explicou que nos últimos oito anos, na província de Inhambane, o número de pessoas beneficiárias, bem como de empresas registadas no INSS, subiu em mais de 100 por cento.
“Em 2015 esta delegação contava com 3687 entidades empregadoras registadas no sistema. No entanto, até o primeiro semestre do corrente ano, o número subiu para 8761 empresas, representando um crescimento na ordem dos 121 por cento”, disse.
Em relação aos beneficiários, trabalhadores que entraram no sistema no mesmo período, o número passou de 49662 para 105 mil, representando um crescimento de 113 por cento.
O crescimento é justificado pela dinâmica positiva na economia, onde o turismo é um dos principais impulsionadores do progresso da província.
“Ainda em 2015, a província contava com 1667 pensionistas nas suas diferentes categorias, nomeadamente pensões por velhice, invalidez, e sobrevivência,” afirmou.
No entanto, segundo Nyusi, volvidos cerca de oito anos a província já conta com um universo de cerca de 4165 pensionistas.
Desafiou ao INSS a investir mais no Sistema de Informação de Segurança Social de Moçambique (SISSMO), uma plataforma digital que permite aos pensionistas do INSS a aderir aos serviços de forma remota.
“Incentivamos ao INSS para que continue a investir no aprimoramento, apetrechamento e consolidação das várias funcionalidades do SISSMO, porque pode fazer muito mais do que actualmente,” afirmou.
Nyusi defendeu que, para tal, é preciso divulgar e preparar as pessoas para o seu uso, tomando em conta os desafios emergentes da segurança cibernética.
Na província de Inhambane, o INSS possui delegações distritais em Zavala, Inhambane, Massinga, Vilankulo e Inhassoro. Estão em obras, as delegações de Inharrime, e postos de atendimento de Mabote, Nova Inhassoro e Govuro.
O INSS pretende para breve, erguer seus postos em Jangamo, Homoine e Morrumbene.
(AIM)
CC/mz