Maputo, 16 Dez (AIM) – A Primeira-dama de Moçambique, Isaura Nyusi, manifesta o seu apreço com a direcção do Lar Madre Maria Clara do Mumemo pertencente a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição pelo apoio concedido às crianças órfãs e vulneráveis, bem como oportunidades de educação e formação em diversas áreas.
A esposa do Presidente da República manifestou o seu apreço hoje, no distrito de Marracuene, município de Maputo, por ocasião do natal solidário que concedeu à crianças órfãs e vulneráveis residentes no Lar Madre Maria Clara do Mumemo.
“As acções desenvolvidas pelas Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição são louváveis e motivo de grande orgulho para os moçambicanos. Por isso, é nosso desejo, que este projecto continue a apoiar um número cada vez maior de crianças em situação de vulnerabilidade, contribuir para a educação e formação, promoção da igualdade de género e assistência médica entre outras actividades no país”, disse.
Salientou que ficou claro que o esforço da congregação está enraizado profundamente nas crianças que são as “Flores que Nunca Murcham”, quando devidamente tratadas.
Referiu que as crianças são um grupo populacional sem experiência de vida e, por isso, vulneráveis a todos os efeitos maléficos causados pela pobreza, doenças como o HIV/SIDA, desastres naturais e problemas sociais nas famílias.
“Portanto, a criança, deve gozar de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo necessário assegurarmos as condições para a sua protecção integral, oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física, mental, moral, intelectual e social, em condições de liberdade e dignidade”, anotou.
Isaura Nyusi deseja as crianças muita saúde e espera que estudem e respeitem outras crianças e os mais velhos, que “sejam solidários e se distanciem de todos os males para que possam crescer saudáveis e ter um futuro risonho”.
Estiveram presentes no evento a ministra do Género Criança e Acção Social, Secretária do Estado da Província de Maputo, embaixador da China, administrador do distrito de Marracuene, entre outros convidados.
(AIM)
FG/sg