Maputo, 23 de Dez (AIM) – O Clube de Desportos da Costa do Sol sagrou-se, sexta-feira (22), campeão da Liga Moçambicana de Basquetebol – Liga Moza,l em masculino, após derrotar no quinto jogo da Final o Ferroviário de Maputo por 82-74.
A vantagem canarinha foi construída nos primeiros minutos com a sólida defesa e eficácia no ataque, tendo saído a vencer no primeiro período por 20-13 pontos, resultado que foi sendo consolidado até ao intervalo, com os parciais 50-34 a favor do Costa do Sol.
No terceiro período, o Ferroviário de Maputo veio com a lição bem estudada e reduziu a desvantagem para 67-59 pontos e, no derradeiro período, o resultado foi fixado em 82-74 a favor dos canarinhos.
O treinador do Costa do Sol, Miguel Guambe, disse que a vitória foi fruto do trabalho desenvolvido no clube.
“Parabenizar esta grande equipa que fez muito esforço. Tivemos uma época de muito trabalho e fomos buscar o fruto do nosso trabalho”, disse.
Para Guambe, o segredo da vitória foi o trabalho desenvolvido durante o ano e a persistência que os trabalhadores tiveram.
“Tivemos momentos que não foram bons, aquelas duas derrotas que tivemos nesta final, mas a equipa sempre acreditou e foi persistente”, disse.
Por seu turno, o treinador do Ferroviário de Maputo, Rui Rafael, disse que a equipa falhou em alguns detalhes.
“Falhamos em alguns aspectos, vamos rever isso. Acredito que para o ano teremos mais dinâmica na equipa, tendo em conta que tomamos o comando da equipa há um mês, tivemos pouco espaço de trabalho, mas os jovens acreditaram e valorizaram o trabalho”, disse.
O Costa do Sol conquista, assim, 20 anos depois, o seu segundo título na história do basquetebol masculino no país e arrecadou cerca de 800 mil meticais, enquanto o Ferroviário encaixou 300 mil meticais para os seus cofres.
(AIM)
Samuel Nhamurave (SNN)/dt