Maputo, 23 Dez (AIM) – Um total de 22 autocarros articulados chegaram hoje à capital moçambicana, Maputo, para o reforço da frota de transportes públicos de passageiros.
Cada autocarro tem uma capacidade para transportar 150 passageiros e a circulação desta frota inicia em Janeiro próximo.
Segundo o Secretario Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), Ambrósio Sitoe, os autocarros vão operar nas rotas consideradas críticas do Grande Maputo, a exemplo de Baixa – Tchumene; Baixa – Boane, Estrada Circular, entre outras.
A aquisição dos autocarros enquadra-se num processo de parceria público-privada, entre duas empresas municipais e uma transportadora sul-africana.
“E uma parceria estratégica para resolver o problema de transporte urbano”, disse Sitoe, citado pela STV, canal privado de televisão, acrescentando que se trata de um desafio do MTC de resolver o problema de mobilidade urbana.
Sitoe não revelou o custo da aquisição dos autocarros, mas garantiu estarem criadas as condições para que os veículos possam ter manutenção periódica, que considerou fundamental numa gestão de transportes.
“Sem a manutenção, os veículos estarão condenados a desaparecer”, vincou.
Por isso mesmo, o processo foi antecedido de formação do pessoal que vai lidar com os autocarros.
(AIM)
dt