Maputo, 23 Dez (AIM) – O Aeroporto Filipe Jacinto Nyusi, localizado em Chongoene, província de Gaza, recebeu, sexta-feira, os primeiros 100 trabalhadores das minas da África do Sul, que viajaram no voo inaugural da rota que liga Lanseria, em Joanesburgo, àquela região do sul de Moçambique.
Espera-se que mais de quatro mil mineiros moçambicanos e trabalhadores das farmas na Africa do Sul possam desembarcar naquele aeroporto, até ao final do ano.
No mesmo voo, da rota Lanseria-Chongoene, viajaram os Ministros dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, e do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa.
A iniciativa visa flexibilizar o fluxo migratório dos mineiros que trabalham na África do Sul, o que permitirá, também, a rentabilização daquela infraestrutura inaugurada em 29 de Novembro de 2021, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
Estima-se em cerca de 23 mil trabalhadores moçambicanos que trabalham nas minas e farmas da África do Sul, na sua maioria provenientes de Gaza. Esta é a primeira vez que os mineiros viajam ao país por via aérea na quadra festiva.
O Aeroporto Filipe Jacinto Nyusi é o nome oficial do Aeroporto de Xai-Xai, também conhecido como Aeroporto de Chongoene, e está localizado a 32 quilómetros da capital provincial.
(AIM)
dt