Maputo, 27 de Dez (AIM) – A empresa Aeroporto Internacional de Maputo (AIM) alcançou um marco significativo no tráfego aéreo, com o registo de 1,005,369 passageiros no período compreendido entre 1 de Janeiro e 18 de Dezembro do ano em curso.
O facto foi anunciado por José Candrinho, director de Operações do Aeroporto de Moçambique em conferência de Imprensa havida hoje, em Maputo.
“Hoje assinalamos esse marco, passageiro um milhão. É algo que representa para nós um feito de muita importância porque a ultima vez que atingimos essa cifra foi na época antes da pandemia da Covid”, disse.
O AIM, atingiu esse marco numa altura que as projecções indicavam que só seria possível alcançar a cifra no próximo ano ou depois do próximo.
“Todas as projecções internacionais e nacionais indicavam que a retoma nos níveis de tráfico da época pré Covid iriam concretizar-se a partir de 2024/25 mas nós conseguimos atingir essa cifra ainda no ano de 2023”, disse Candrinho
Segundo Candrinho, o crescimento do trafego aéreo e a entrada das novas companhias resulta de investimentos feito pela AIM, nas infra-estruturas, nos pontos de embargue e necessária comodidade para os passageiros.
“Tudo isso resultou no aumento da frequência das companhias, entraram novas companhias, em Outubro entrou nova companhia que é a FlySafair, a LAM começou a voar também para Lisboa ”disse
A cifra de um milhão de passageiros reflecte a retoma aos níveis de tráfego anteriores à pandemia e coloca o AIM entre os principais aeroportos em África com tráfego superior a um milhão de passageiros.
(AIM)
ZT/sg