Chimoio (Moçambique) 27 Dez (AIM) – Perto de 18 mil pessoas idosos estão privados do seu subsídio social básico, desde do ano corrente, na província de central de Manica, em Moçambique.
Trata-se de idosos residentes dos distritos de Tambara, Macossa, Guro e Báruė, localizados na zona norte da província e fazem parte do programa de protecção social do Instituto Nacional de Acção Social (INAS).
A demora no pagamento de subsídio deve-se à falta de disponibilidade e desembolso de fundos pelo Estado, tal como fez saber o delegado do INAS região norte da província de Manica.
João Manuel falava há dias, na cidade de Chimoio, tendo referido que prosseguem esforços para resolver o problema que afecta aquela camada social.
Sem revelar o valor devido aos idosos, Manuel explicou que os beneficiários estão a par das dificuldades, bem como de todos os passos dados para resolver o problema.
“Há contactos a nível do INAS central para a solução do problema. Toda a informação foi enviada ao Tesouro central e acreditamos que até princípios do próximo ano (2024), teremos este problema solucionado”, assegurou o delegado.
“A informação que estamos a receber é que devemos aguardar. Mas podemos prometer que, a qualquer momento, poderemos ter os recursos disponíveis e procederemos ao pagamento”.
Os idosos, de acordo com João Manuel, encontram-se na situação de vulnerabilidade e pobreza extrema, pelo que urge encontrar uma solução a curto prazo para aliviar o seu sofrimento.
Enquanto isso, João Manuel pede calma, paciência aos benefícios e uma comunicação permanente para a ultrapassar todas dificuldades.
“Haja um pouco de paciência e confiança no governo. Temos mantido contactos com os beneficiários durante os quais garantimos que a qualquer momento o governo vai disponibilizar o dinheiro”, referiu.
“Não percam esperança. Quando o governo promete, mesmo que demore, vai pagar. Portanto, é uma dificuldade que pode ser ultrapassada se todos estivermos unidos e esperarmos com muita paciência”, acrescentou.
Na província de Manica estão a ser assistidos cerca de 41.970 idosos. Desde número, 23. 575 são benefícios do Instituto Nacional de Acção Social, região sul da província.
O INAS sul abrange os distritos de Chimoio, Gondola, Sussundenga, Manica, Mossurize, Macate, Vanduzi e Machaze.
Através do programa Subsídio Social Básico, para além de idosos, também estão a ser assistidas 991 pessoas com deficiência, 173 crianças órfãs e 417 doentes crónicos.
(AIM)
NM /sg