Nampula (Moçambique), 30 Dez (AIM) – O Ministério da Defesa Nacional (MDN) projecta recensear 221.141 mancebos no ano de 2024, sendo 147.114 do sexo masculino e os restantes do sexo feminino, em todo o território moçambicano e no estrangeiro.
Entretanto, as projecções do Instituto Nacional de Estatística (INE), com base no censo populacional de 2017, indicam que 723,001 jovens deverão atingir a idade de 18 anos, pelo que o número que o MDM se propõe a recensear corresponde apenas a 19,5 por cento da população elegível.
Para o efeito, o MDN criou instalou 1.670 postos de recenseamento militar, sendo 1.499 fixos e 171 móveis.
A informação foi prestada nesta sexta-feira, na cidade de Nampula, capital da província do mesmo nome, no norte de Moçambique, uma das maiores contribuintes de recenseados, pelo director nacional de Recursos Humanos no MDN Coronel Jorge Lionel.
“A 27ª campanha de recenseamento militar vai decorrer de 02 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2024, em todo o território nacional e nas missões diplomáticas e consulares no estrangeiro e são abrangidos todos os cidadãos moçambicanos de ambos os sexos, nascidos no ano de 2006, bem como aqueles que não o fizeram anteriormente, desde que não tenham ultrapassado os 35 anos de idade”, informou.
A fonte adiantou que os postos de recenseamento militar serão instalados nas administrações distritais, conselhos autárquicos, sedes de postos administrativos, estabelecimentos de ensino e nas missões diplomáticas e consulares de Moçambique no estrangeiro.
Lionel, explicou que após o término do período de recenseamento há espaço para quem não tenha conseguido fazê-lo nesse entretanto.
“O cidadão que não se apresentar ao Recenseamento Militar no período e locais indicados, deve regularizar a sua situação num prazo de 30 dias subsequentes a data de 28 de Fevereiro. Quem não regularizar a situação militar nos prazos acima referidos será considerado faltoso e fica sujeito a sanções nos termos da Lei”, esclareceu.
No dia 12 de Janeiro próximo o ministro da Defesa Nacional Cristóvão Chume irá orientar as cerimónias centrais do lançamento da 26ª campanha de recenseamento militar, no distrito de Nhamatanda, na província central de Sofala.
Na província de Nampula a réplica acontecerá no distrito costeiro de Angoche. (AIM)
RI/sg