Maputo, 31 Dez (AIM) – O Hospital Central de Maputo, a maior unidade sanitária em Moçambique, garante que dispõe de recursos humanos suficientes para atender eventuais emergências que poderão ocorrer durante a transição do ano.
O facto foi dado a conhecer, na manhã de hoje, em Maputo, pelo médico clinico geral de Banco de Socorros da HCM, Justino Madeira, em conferência de imprensa sobre as principais ocorrências registadas nas últimas 24h00 naquela unidade sanitária.
“Temos todos os profissionais escalados de todas as categorias a trabalhar. Até temos apoio adicional (de outras unidades sanitárias) neste período 22 de Dezembro a 02 de Janeiro”, disse.
Por isso, afirmou a fonte, “É para dizer que não temos problemas de recursos humanos e nem de recursos materiais”.
Madeira considera que as últimas 24h00 foram tranquilas em relação ao igual período do ano passado e apelou o contenção dos ânimos durante a quadra festiva.
“No cômputo geral, dos 481 pacientes admitidos em todas as portas de entrada 103 foram internados e os restantes 373 tiveram alta. Tivemos cinco óbitos contra dois em igual período do ano assado”, disse.
Explicou que o número de óbitos inclui um menor de seis meses que foi transferido do Hospital Provincial e teve óbito na ambulância. Também há registo de três adultos vítimas de doença avançada.
(AIM)
ZT/sg