Chimoio (Moçambique) 02 Jan (AIM) – A província de Manica, centro de Moçambique, estabeleceu como meta recensear mais de 18 mil jovens para o Serviço Militar Obrigatório (SMO).
Espera-se que sejam inscritos, durante a campanha que iniciou esta terça-feira (02) a escala nacional, 13.395 jovens do sexo masculino e 5. 008 raparigas, num processo que terminará no próximo dia 28 de Fevereiro.
O chefe de repartição das Relações Públicas no Centro Provincial de Recrutamento e Mobilização de Manica, Cardoso Abacar, garantiu estarem criadas todas as condições, humanas e materiais, para que o processo decorra sem grandes constrangimentos.
Para o alcance da meta, segundo a fonte, foram organizados 155 postos que funcionarão com igual número de agentes recenseadores.
“Aqui no centro de recrutamento e mobilização teremos duas brigadas móveis para reforçar aquelas que poderão registar enchentes de jovens. Esta campanha é para os jovens nascidos no ano de 2006. Aqueles que completam 16 anos neste 2024”, disse Cardoso Abacar, em Chimoio.
“Mas também estamos abertos àqueles jovens que, por qualquer motivo, não puderam se recensear nos anos passados e que ainda têm idade para o cumprimento do serviço militar obrigatório”, acrescentou.
Lembrou que a campanha de recenseamento é uma das etapas iniciais para o chamamento ao cumprimento do dever patriótico.
“Por isso, todos os jovens devem participar desta campanha. Todos aqueles que completam 16 anos de idade, independentemente do mês que completam, são chamados aos postos de recenseamento para se inscreverem”, exortou.
Apelou, ainda, aos jovens a acorreram em massa aos postos de recenseamento, tendo recordados que quem não se inscrever poderá ser vedado de alguns serviços, tal como manda a lei no país.
“O serviço militar obrigado é um dever cívico. É uma obrigação e quem não se fizer presente pode ter algumas limitações na obtenção de carta de condução, por exemplo. Ingresso aos institutos de ensino superior público, emprego, entre outros serviços”, recordou.
Este ano, a campanha de recenseamento para o Serviço Militar Obrigatório decorre sob o lema: “Recenseamento Militar, Unindo Jovens na Consolidação da Unidade Nacional e Defesa da Pátria”.
A cerimónia oficial de lançamento da campanha será feita nos próximos dias, na sede do distrito de Machaze (Chitobe), que dista mais de 350 quilómetros da cidade de Chimoio, capital da província de Manica.
(AIM)
NM/dt