
Acidente de viação. Foto Arquivo
Maputo, 03 Jan (AIM) – Pelo menos quatro pessoas morreram e outras 13 contraíram ferimentos graves e ligeiros em consequência de um acidente de viação ocorrido esta manhã (03), na região de Helele, no distrito de Zavala, província meridional de Inhambane, em Moçambique.
O médico chefe do Hospital de Quissico confirma a entrada de 14 feridos, um dos quais viria a perder a vida mais tarde.
“Tivemos a informação que do acidente três pessoas perderam a vida no local e o quarto óbito ocorreu no Hospital de Quissico para onde foram evacuados os 14 feridos, totalizando neste momento 13 feridos precisando de cuidados médicos”, disse a fonte.
Anunciou que deste número quatro foram transferidos para o Hospital Provincial de Inhambane, e nove permanecem em observação.
Do acidente do tipo despiste e capotamento que envolveu uma viatura de transporte de passageiros que fazia o trajecto distrito de Homoíne (província de Inhambane)/cidade de Maputo.
As autoridades apontam o excesso de velocidade como causa provável do acidente.
A chefe de Relações Públicas no Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Inhambane, Nércia Bata, reitera o apelo aos automobilistas para a condução defensiva e aos passageiros para não aceitarem velocidades excessivas.
“Reiteramos o nosso apelo aos condutores para que priorizem sempre a condução defensiva evitando se fazer ao volante sobre fadiga, porque também pode ser um dos factores, então o comportamento humano é uma das principais causas para a ocorrência dos acidentes de viação”, disse.
“Também aos passageiros apelamos para quando se fazerem no veículo que o condutor está a correr, sob fadiga, ou a consumir o álcool é importante que denunciem”, afirmou.
(AIM)
FG/sg