Maputo, 03 Jan (AIM) – A Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) afirma que os preços de produtos alimentares mantiveram-se estáveis durante a quadra festiva, no mercado grossista de Zimpeto, com a excepção da batata reno e tomate que registaram uma ligeira subida.
“De um modo geral, os preços da quadra festiva foram estáveis” disse Gabriel Chongo, delegado da INAE, na cidade de Maputo, em conferência de imprensa havida hoje (03) para fazer o balanço da quadra festiva.
“Os preços da maioria dos produtos foram estáveis com a excepção do tomate nacional que foi mais caro, que aumentou por uma margem de 140 meticais (um dólar equivale a cerca de 63,4 meticais) no dia 31 de Dezembro enquanto o tomate importado foi mais barato, tendo reduzido 300 meticais”, disse.
Explicou que o mercado conseguiu garantir “stocks” suficientes para suprir a demanda na quadra festiva, não obstante a falta de tomate nacional na segunda-feira, 20 de Dezembro, situação que veio a ser ultrapassada no dia seguinte.
Referiu que o tomate e ovo são os dois produtos que preocuparam o mercado a nível da cidade de Maputo devido a oscilação significativa de preços e escassez.
“O tomate foi mais caro por causa da chuva nas zonas de proveniência, Chókwè, Catuane, Moamba e vizinha África do Sul, face ao aumento do custo de transporte nas zonas de produção, bem como de ovos devido a interdição de importação da África do Sul”, disse.
Segundo a fonte o preço de tomate variava de 300 a 900 meticais a caixa de 10 quilos no dia 25 de Dezembro de 2023. Já no dia 27 o tomate era comercializado a 350-850 a caixa de 10 quilos, enquanto o preço de uma caixa de ovos de 15 dúzias oscilava entre 1.500 a 2.250 meticais.
Em relação a outros produtos de maior procura na época na quadra festiva, Chongo disse que os preços não registaram uma oscilação significativa, bem como não houve registo de denúncias ou reclamação por especulação de preços.
“O cimento é um dos produtos mais procurados na época festiva, o seu preço mantém-se estável desde 2022, variando o preço de 450 a 470 meticais, não houve situações de denúncias ou reclamações de especulação de preço”.
Chongo afirmou que em termos comparativos os preços de produtos praticados no mercado grossista do Zimpeto no ano 2023 foram mais acessíveis comparativamente a igual período do ano passado.
“O tomate no ano 2022, atingiu a máxima de 1.000 meticais, enquanto no ano 2024, atingiu a máxima de 940 meticais”, disse.
(AIM)
SNN/sg