Gondola (Moçambique) 10 Jan (AIM) – O Secretário de Estado na província de Manica, centro de Moçambique, Fernando de Sousa quer uma sociedade livre de violência, por ser um mal que retarda o desenvolvimento do país.
Apontou a violência doméstica, por exemplo, na comunidade como sendo um que desestabiliza a família ou uma sociedade.
Fernando de Sousa falava esta quarta-feira (10) no distrito de Gondola, durante uma visita de trabalho, de um dia, para acompanhar o grau de implementação do Plano Económico e Social (PES) naquela parcela da província de Manica.
“Não queremos qualquer tipo de violência nas comunidades. A violência retarda o desenvolvimento de qualquer sociedade. Quando numa família não há entendimento, não há paz. É uma família que está sendo destruída. Portanto, vamos ser mais unidos e aceitar qualquer tipo de violência. A união é fundamental para a construção de uma sociedade livre, de paz e harmonia”, disse.
Frisou que o desenvolvimento de uma comunidade ou um país apenas é possível “quando há paz.”
“Sem a paz, não podemos desenvolver Moçambique. Não poderemos educar os nossos filhos e construir um Moçambique cada vez mais próspero. No nosso distrito, na nossa província, queremos mais infra-estruturas que só serão erguidas se tivermos paz. Vamos estar vigilantes e denunciar qualquer situação de violência e outras práticas que atentem contra a segurança nas comunidades”, acrescentou.
Recordou que alguns distritos da província nortenha de Cabo Delgado estão a ser flagelados pelo terrorismo.
“Esta é uma violência que também merece a nossa atenção. Não deixemos que se alastre para a nossa província. Vamos denunciar qualquer movimento estranho nas comunidades”, apelou o Secretário de Estado.
Na ocasião, manifestou a sua satisfação com os níveis de produção agrícola em Gondola na campanha agrária passada (2022/23), bem como em outras áreas socioeconómicas.
Desafiou o governo distrital a trabalhar mais para suprir as necessidades da população de Gondola e de outras zonas circunvizinhas.
Durante a visita, Fernando de Sousa orientou uma sessão extraordinária do governo local, reuniu-se com funcionários públicos, líderes comunitários, bem como outros segmentos da sociedade.
Procedeu à entrega de bicicleta aos líderes comunitários do distrito, meios que poderão ajudar na sensibilização e assistência à população sobre qualquer situação que possa ocorrer na comunidade.
Visitou o hospital distrital de Gondola para se inteirar do funcionamento daquela que é a maior unidade sanitária daquela região.
(AIM)
NM/dt