Maputo, 11 Jan (AIM) – O governo moçambicano investiu 4,6 milhões de dólares americanos para a aquisição de instrumentos ortopédicos e de traumatologia, uma iniciativa que visa prover mais e melhores cuidados de saúde às pessoas necessitadas.
Trata-se de material de osteossíntese, sistemas de fixação DHS para cirurgia da anca e material de cirurgia reconstrutiva.
“De modo a garantir uma melhor assistência médica, aos doentes de fórum ortopédico, adquirimos diversos instrumentos”, anunciou hoje (11), o ministro da Saúde, Armindo Tiago, durante a cerimónia de entrega do referido equipamento ao Hospital Central de Maputo.
“O Ministério da Saúde (MISAU) está a alocar aos hospitais do país diverso material e instrumentos para o funcionamento pleno dos Serviços de Ortopedia e Traumatologia orçados em 4.625.000 dólares americanos”, disse o titular do pelouro.
Na ocasião, Tiago referiu que estatísticas nacionais indicam um aumento progressivo no número de casos de trauma.
“Na última quadra festiva 2023/24 houve um acréscimo de 3,3% no número de acidentes de viação reportados pelos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde, quando comparado com o ano anterior (2022/23)”
Acrescentou que dados do HCM reportados pelos Serviços de Urgência, indicam que foram assistidos, em média, cerca de 15 mil pacientes por ano vítimas de trauma e que os serviços de ortopedia e traumatologia estão disponíveis nos hospitais centrais e províncias.
Segundo o ministro, destacam-se entre as principais causas de internamento nos serviços de ortopedia e traumatologia fracturas dos membros inferiores e deformidades adquiridas dos membros.
Sublinhou que as doenças de natureza ortopédica são bastante onerosas devido ao longo período de internamento e tratamento.
Por isso, disse o ministro, urge reduzir o período de permanência de pacientes no leito hospitalar.
“Importa salientar que o custo médio de assistência a um paciente de fórum ortopédico, internamento e tratamento cirúrgico é de 70 mil meticais (cerca de 1.100 dólares)”, ressaltou.
O investimento no sector, segundo Tiago, enquadra-se no Plano Quinquenal Governo e evidencia a importância que o governo dá aos moçambicanos e visa proporcionar uma melhoria na qualidade de vida durante o período de reabilitação.
A entrega simbólica daqueles meios foi feita ao HCM, Serviço de Saúde da Cidade de Maputo, e ao Serviço Provincial de Saúde de Maputo. Para os restantes hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a entrega terá lugar ao longo dos próximos meses.
Espera-se que o material e instrumentos para cirurgia ortopédica e traumatológica, hoje entregues, tenham um impacto na melhoria da assistência médica aos pacientes que buscam assistência médica ao SNS.
Apelou a todos os profissionais de saúde para o uso correcto dos materiais, evitando desperdício e desvio dos mesmos.
(AIM)
SNN/sg