Chimoio (Moçambique) – 13 Jan (AIM) – O secretário de Estado na província de Manica, centro de Moçambique, Fernando Bemane, pede aos jovens para se distanciarem de actos que atentam contra a paz, segurança e unidade nacional.
Destacou que estes são os requisitos para o alcançe das metas traçadas para a construção de um país cada vez mais desenvolvido.
A exortação foi proferida sexta-feira (12), no distrito de Manica, durante a cerimónia oficial de abertura da campanha de recenseamento para o Serviço Militar Obrigatório (SMO).
Este ano marca a 27ª campanha de recenseamento militar obrigatório decorre sob o lema: Recenseamento Militar Unindo Jovens na Consolidação da Unidade Nacional e Defesa da Pátria.
Para a presente campanha, a província de Maniva estabeleceu como meta inscrever cerca de 18.400 jovens de ambos os sexos, nascidos em 2006 e que completam 18 anos de idade em 2024.
Da meta estabelecida, 13.395 serão jovens do sexo masculino e 5.008 raparigas, que deverão ser recenseados até ao dia 28 de Fevereiro próximo.
O secretário de Estado na província de Manica, Fernando Bemane disse na ocasião, ser responsabilidade primária dos pais e encarregados de educação, sensibilizar os jovens a aderirem a campanha para o cumprimento do dever patriótico.
A campanha abrange todos aqueles jovens que completam 18 anos de idade em 2024, e que ainda não atingiram os 35 anos de idade. Mesmo para aqueles que não se recensearam nas campanhas anteriores, podem inscrever-se para cumprir o dever nobre de defender a pátria.
Portanto, disse Fernando Bemane, queremos apelar aos jovens para que se juntam a essa causa que é nossa como moçambicanos”.
“Ao mesmo tempo, chamamos atenção aos jovens para se distanciarem de todos os movimentos cujas agendas atentam contra a soberania do Estado e a unidade nacional. Assim, estaremos a enaltecer o sacrifício daqueles que lutaram para a independência nacional. Os pais e encarregados de educação, permitam que os vossos e nossos educandos participem com determinação e sentido patriótico no recenseamento, condição única para consolidação da paz e Unidade Nacional”, acrescentou.
Para o alcance da meta, a AIM soube que estão criadas todas a condições materiais e humanas nos 12 distritos da província de Manica, onde foram instalados um total de 155 postos de registo de jovens, entre fixos e móveis, que funcionarão com igual número de agentes recenseadores.
A cerimónia de lançamento da campanha de recenseamento para o Serviço Militar Obrigatório marcou o fim da visita que o secretário de Estado, Fernando Bemane efectuou ao distrito de Manica.
Durante dois dias de trabalho, Fernando Bemane visitou alguns empreendimentos sociais e reuniu com os funcionários públicos, líderes comunitários, bem como orientou uma sessão extraordinária do governo distrital de Manica.
(AIM)
NM/sg