
Músico moçambicano Chico António
Maputo, 13 Jan (AIM) – Morreu na manhã deste sábado (13) o músico moçambicano Chico António no Hospital Central de Maputo (HCM), vítima de doença.
Natural de Magude, na província de Maputo, Chico António morre aos 66 anos.
Os colegas de profissão lamentam a sua morte e dizem que representa uma grande perda para a cultura moçambicana e principalmente para a música.
Como integrante do grupo RM , dotado de um vocabulário luxuriante, Chico António entrelaçou palavras como fios preciosos, criando uma linguagem resplandecente em cada nota da sua música com o tema “Baila Maria”, interpretado em duelo com Mingas, “Mercandonga”, “Antlissa Maria” entre outras da sua autoria.
Em 1990 “Baila Maria” conquistou o grande prémio pelo concurso de descobertas da Rádio França Internacional. No mesmo ano, em consequência do prémio, Chico António foi para a capital francesa Paris, estudar música.
“Moçambique acaba de perder um dos seus maiores intérpretes para a área da cultura e para a área musical, um grande intérprete, um grande compositor, um dos maiores compositores moçambicanos de sempre”, lamenta Stewart Sukuma, citado pela Rádio Moçambique, emissora nacional.
Acrescenta que”, Chico António tinha um dom natural na música, bastava abrir a boca, sua voz enchia qualquer lugar”. Tive o privilégio de trabalhar com ele na marrabenta durante alguns anos, ele deixou um legado fantástico, todas as gerações tinham material suficiente, tinham um porte eficiente também para esticar os cordões, para escutar o Chico António e para ouvir as suas composições”.
O mesmo sentimento é também compartilhado com o músico Wazimbo que também lamenta a morte do músico moçambicano.
“Em termos de perda é uma grande perda, nos últimos tempos ele lamentava as desgraças da classe artística com a calada do desaparecimento físico de alguns artistas, digamos com os fazedores das artes”, lamenta Wazimbo.
“Deixa um espaço bem vazio, pois como todos nós sabemos Chico António era um músico bastante talentoso e vai deixar saudades muito grande”, vincou.
(AIM)
FG/sg