
Ponte Samora Machel. Imagem Teixeira Duarte Construções
Maputo, 13 Jan (AIM) – A Administração Nacional de Estradas (ANE) reabriu, sexta-feira (12), a Ponte Samora Machel, sob o rio Zambeze, na província central de Tete, em Moçambique, para todo o tipo de viaturas.
A reabertura ao tráfego rodoviário na ponte que liga as estradas nacionais Número Sete e Nove (EN7) e (EN9) surge após uma de interdição para a reparação dos danos decorrentes da passagem de camiões com excesso de peso.
A ANE explica que é precisamente o excesso de carga a principal causa da degradação precoce de elementos estruturais das estradas e pontes em diversos pontos do país.
A abertura ao trânsito é fruto dos trabalhos de fixação e reaperto dos parafusos e cabos de aço sobre o centro de apoio da estrutura de ancoragem na parte superior da estrutura e na base do tabuleiro.
Para o efeito, foi feita a reinspecção dos tabuleiros que aferiu com exactidão a integridade física dos cabos e outros acessórios indispensáveis para a segurança da ponte Samora Machel.
O delegado da ANE, Victor Maicolo, revelou que a reabertura ainda é provisória e visa descongestionar as longas filas de camiões nacionais e estrangeiros estacionados ao longo da EN7 e EN9.
Maicolo pede uma maior compreensão dos utentes do empreendimento e apela aos automobilistas para respeitarem todos os procedimentos exigidos para a travessia.
“Pedimos mais paciência, pensamos nós que não haverá contemplações para casos de excesso de carga”, advertiu.
Explicou que a medida visa assegurar que a integridade da ponte não seja comprometida e a travessia dos utentes seja de forma segura na ponte.
Refira-se que nas duas margens do rio Zambeze verificam-se longas filas de viaturas de grande tonelagem que chegam ao distrito de Changara e Moatize através das estradas EN7 e EN9.
(AIM)
FG/sg