Maputo, 14 Jan (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, garante que todos os moçambicanos vão apoiar a selecção nacional de futebol, também conhecido por “Mambas”, que na noite deste domingo (14) defrontam o combinado nacional do Egipto, numa partida inserida no jogo da primeira jornada do grupo “B” do Campeonato Africano das Nações (CAN), que decorre na Costa do Marfim.
“Vamos tudo fazer para podermos ajudar esses jovens com ou sem dificuldades”, disse Nyusi, na sua mensagem de encorajamento dos “Mambas proferida no sábado.
Naturalmente, eles precisam do carinho dos moçambicanos, bem como da nossa aproximação e contacto de todos.
Nyusi disse estar convicto que os “Mambas” vão dar o seu máximo durante o campeonato.
Aliás, eles têm que dar o seu máximo e já provaram aquilo que são capazes de fazer e, por isso, “todos nós estaremos ao lado dos “Mambas” em todos os momentos e em todas as situações possíveis”.
Segundo o estadista moçambicano, a participação dos “Mambas” no CAN já é louvável porque colocaram Moçambique no mapa do desporto e ao mesmo tempo que o país vai ganhando experiência.
“Parabéns (aos Mambas) pelo esforço que estão a fazer e desejo muita sorte, mas muita sorte aos moçambicanos, aos nossos ‘Mambas’ e ao nosso futebol”, disse o Chefe de Estado.
Frisou que neste momento não há cores políticas, religiosas, idade ou género. Nyusi concluiu a sua mensagem afirmando que “todos estaremos a torcer e vamos cobrir uma única bandeira, a bandeira moçambicana, com as cores da nossa bandeira e todos a entoar o nosso hino”.
Moçambique regressa ao CAN após 14 anos de ausência, sendo esta a sua quinta participação. A última ocorreu em 2010, em Angola, onde também esteve integrado no grupo do Egipto na primeira fase. A sua primeira participação foi em 1986, na Líbia.
Nas quatro anteriores participações, os “Mambas” ficaram sempre na fase de grupos.
O Egipto é o actual vice-campeão africano de futebol e já conquistou sete títulos, o último dos quais em 2010.
No confronto directo, “os Faraós” sempre venceram pelo mesmo resultado (2-0), situação que Moçambique pretende inverter no jogo de hoje.
No arranque da prova, no sábado, a anfitriã Costa de Marfim derrotou a Guiné Bissau, por duas bolas sem resposta, a contar para o grupo “A”. Para o mesmo grupo, a Nigéria defronta a Guiné-Equatorial, neste domingo.
(AIM)
sg/dt