Nampula (Moçambique), 16 Jan AIM – O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alerta para a ocorrência de chuva moderada a forte com trovoadas, em toda a região norte de Moçambique, para esta terça e quarta-feira, e por isso recomenda a observância de medidas de precaução e segurança nas comunidades.
Informação recebida pela AIM, em Nampula, refere que o fenómeno abrange as províncias de Niassa, Nampula e Cabo Delgado devido a influência da zona de convergência intertropical.
Assim, o INAM prevê a continuação de ocorrência de chuva em regime moderado a forte (30 a 50 milímetros em 24 horas), localmente fortes (mais de 50 milímetros em 24 horas) acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas.
Na província do Niassa foram mapeados os seguintes locais: Muembe, Marrupa, Chimbonila, Ngaúma, Massangulo, Mandimba, Mecanhelas, Insaca, Cuamba, Metarica, Maúa, Nipepe, Mecula e cidade de Lichinga.
Em Nampula, a capital provincial e a cidade de Nacala e os distritos de Malema, Ribáuè, Lalaua, Mecubúri, Mossuril Mogincual, Meconta, Nacarôa, Monapo e Memba estão na rota das intempéries.
Em Cabo Delgado, além da capital Pemba, o fenómeno atinge os distritos de Montepuez, Balama, Chiúre, Mecúfi, Metuge e Quissanga.
Entretanto, a Administração Regional de Águas do Norte-ARA-NORTE, emitiu hoje um boletim hidrológico sobre a situação prevalecente nas bacias hidrográficas da província de Nampula, onde diz ter observado uma redução dos níveis hidrométricos no Melúi, na sua passagem por Namaíta e Nametil e do rio Mecubúri no distrito costeiro de Memba.
A informação dá conta ainda de ligeira subida do nível do rio Melúli, em Natoa, distrito de Rapale e do Lúrio em Muite e Namapa.
Nas três albufeiras da províncias a tendência de subida dos níveis é comum, sendo na de Nampula, sobre o rio Monapo, já nos 53,7 por cento; de Nacala 84,4 e de Mugica, 72,1 por cento.
A ARA-NORTE, tal como o INAM insiste no apelo para que as comunidades observem medidas de precaução e se mantenham em segurança, tendo em conta os fenómenos meteorológicos que estão a ocorrer.
Por outro lado na cidade Nampula, mães e pais estão absolutamente preocupados devido a proliferação do lixo por todo o lado, numa altura em que chove de forma intermitente.
Há cerca de duas semanas que o Conselho Municipal não recolhe os resíduos sólidos, quer no centro da cidade quer nos bairros periféricos, o que adensa o receio da eclosão de todo o tipo de doenças por falta de higiene.
Nesta semana o Conselho Executivo Provincial, por via da Direcção do Ambiente e Desenvolvimento Territorial agendou uma campanha de sensibilização numa comunidade residencial, para que os moradores adoptem medidas mais proactivas para o tratamento de lixo.
(AIM)
RI/sg