Maputo, 17 Jan (AIM) – Terminam em Março próximo as obras de reabilitação de estações hidrométricas ao longo da Bacia do Limpopo, na província de Gaza, sul de Moçambique.
As obras consistem na substituição de equipamentos danificados pelas enxurradas registadas nos anos anteriores e ondas nas estações hidrométricas instaladas ao longo do rio Limpopo e seus afluentes.
A informação foi avançada à Rádio Moçambique, emissora nacional, pelo director Nacional de Gestão da Bacia do Limpopo na Administração Regional das Águas do Sul (ARA-Sul), Ivan Cuna, durante os trabalhos de reabilitação da Rede Hidrográfica na Bacia do Limpopo.
Ivan Cuna notificou que após a montagem será feita a calibragem dos novos equipamentos de modo a conferir-se a habilidade da monitoria dos caudais desta bacia hidrográfica.
O director Nacional de Gestão da Bacia do Limpopo na ARA-Sul garante que mesmo com as obras de reabilitação de estações hidrométricas estão criadas as condições para o controlo permanente do comportamento dos solos e dos cursos de água que fazem parte da bacia do Limpopo.
“Temos as estações hidrométricas e temos aquelas convencionais que é a colocação de réguas, este tipo de material já está no terreno para a sua fixação, enquanto que a hidrométrica também tem algum material, não na sua totalidade, pois ainda estamos a aguardar”, disse.
As obras de reabilitação das estações hidrométricas iniciaram em finais de 2023 com duração de quatro meses e estão avaliadas em 45 milhões de meticais (cerca de 704 mil dólares).
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)