Maputo, 19 Jan (AIM) – Centenas de pessoas fizeram-se presente hoje no paços do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, capital moçambicana, para render o último adeus ao Venerando Juiz Conselheiro do Tribunal Administrativo, José Luís Cardoso, um evento que contou com a presença do Presidente da Republica, Filipe Nyusi.
José Luís Cardoso morreu na noite da última segunda-feira (15), vítima de acidente de viação do tipo atropelamento, ocorrido numa altura em que pretendia sair da sua viatura, segundo um auto com o número 05/HCM/24, do Hospital Central de Maputo.
Em vida, José Luís Cardoso desempenhava as funções de Venerando Juiz Conselheiro, Presidente do Contencioso Administrativo do Tribunal Administrativo.
Na cerimónia fúnebre do juiz, Nyusi, descreveu o finado como um cidadão que inspirava confiança e que dedicou parte da sua vida às causas da nação.
“Era um cidadão apurado e com uma apurada integridade, que inspirava confiança e que se destacou pela sua dedicação às causas de interesse colectivo”, disse Nyusi. ido.
Nyusi acrescenta que José Luís Cardoso respondeu desde as primeiras horas o chamamento patriótico na consolidação do novo estado independente, ingressando no quadro das Forças de Defesa e Segurança (FDS).
Já a presidente do Tribunal Administrativo (AT), Lúcia do Amaral, descreveu José Luís Cardoso como um profissional sempre prestativo e dedicado, transpondo todas as barreiras que lhe pudessem surgir.
“Procurava sempre corrigir os juízes mais novos e com uma única preocupação: garantir o acesso dos cidadãos à justiça, o bem servir ao mesmo e a pátria que ele tanto amava”, sublinhou a presidente da AT.
No seio familiar, José Luís Cardoso é descrito como uma pessoa sempre presente e “um marido incrível e maravilhoso”.
Reunido a 17 de Janeiro corrente, o Conselho de Ministros decidiu conceder um funeral de Estado em reconhecimento dos relevantes serviços prestados a nação moçambicana.
(AIM)
SC/sg