Maputo, 20 Jan (AIM) – A Ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, agradeceu hoje a solidariedade e o apoio que o seu país tem vindo a receber no combate ao terrorismo, observando que isso permitiu significativos avanços na normalização da situação político-militar nas zonas afectadas.
A Ministra falava em Kampala (Uganda), durante a XIX Cimeira do Movimento dos Países Não-Alinhados, onde participa em representação do Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi.
“Falando sobre o combate ao terrorismo, gostaríamos de reiterar os nossos agradecimentos pela solidariedade e apoio que temos recebido de vários países irmãos aqui representados, facto que nos permitiu significativos avanços na normalização da situação político-militar nas zonas afectadas”, enalteceu.
Segundo Macamo, internamente, Moçambique tem vindo a adoptar medidas para melhorar e consolidar o ambiente político e a democracia, não obstante as acções de grupos de terroristas em algumas zonas do norte da província de Cabo de Delgado.
“No quadro da inclusão política e consolidação democrática, condições imprescindíveis para uma paz efectiva e duradoura, em Outubro de 2023 realizamos as VI eleições autárquicas e temos agendadas, para o presente ano de 2024, as VII eleições gerais e para a eleição das Assembleias Provinciais e os respectivos Governadores”, informou.
A Cimeira decorre sob o tema: “Aprofundando a Cooperação para Riqueza Global Partilhada” e constitui um momento para reflectir sobre as melhores estratégias com vista ao fortalecimento da Cooperação Sul-Sul, particularmente no contexto da prossecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Ainda em Kampala, Macamo participa no Domingo até Segunda-feira, na 3.ª Cimeira do Grupo 77 e a China (G77+China).
(AIM)
dt