Nampula, (Moçambique), 25 Jan (AIM) – A barragem de Nampula, na capital provincial do mesmo nome, e de Locumue, em Lichinga, no Niassa, iniciaram, a 21 do corrente mês, descargas, após atingirem, na véspera, 100 por cento da sua capacidade de enchimento.
Por seu lado, as de Nacala, Mitucue, Chipembe e Mugica, como as outras, todas na zona norte do país, continuam a apresentar níveis de enchimento entre 70 a 92 por cento.
A informação é da Administração Regional de Águas do Norte, (ARA-Norte), que vem monitorando o comportamento de todas as bacias hidrográficas da região que, em função da chuva que tem caído, registam subida dos seus níveis hidrométricos.
A entidade chama particularmente a atenção para as bacias do rio Licungo, na estação de Gúruè, de Megaruma e de Messalo, em Nairoto, apelando às comunidades locais para observarem medidas de precaução e evitarem a travessia destes cursos de água.
Assim, o rio Messalo está acima do nível de alerta em Nairoto em 0,46 centímetros, Megaruma em 0,53 centímetros e o Licungo, na zona do Gúruè, na ordem dos 0,62 centímetros.
A ARA-Norte adianta que, nas próximas horas, a previsão é a de subidas, embora ligeiras, em praticamente todas as bacias da região.
Fazem parte da rede da região norte as bacias dos rios Rovuma, Messalo, Licungo, Megaruma, Lugenda, Ligonha, Lúrio, Montepuez e Monapo.
(AIM)
(Rosa Inguane)/dt