
Presidente da República, Filipe Nyusi, deposita coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos por ocasião do 3 de Fevereiro, Dia dos Heróis Moçambicanos
Maputo, 03 Fev (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse que o dia dos heróis nacionais que hoje se celebra deve exaltar a unidade nacional defendida por Eduardo Mondlane, nacionalista que abdicou da diplomacia internacional para se dedicar a causa da libertação do povo.
O presidente Nyusi falava na manhã de hoje (03) em Maputo, a capital moçambicana, nas cerimónias centrais alusivas a celebração do dia dos heróis nacionais.
Segundo Nyusi, a data igualmente representa “a expressão mais alta do sacrifício consentido pelos nossos heróis”.
“Aqueles que souberam traduzir o espírito patriótico em actos de coragem e bravura, a epopeia libertadora contra a ocupação colonial,” referiu.
Acrescentou que o “3 de Fevereiro deve convocar a consciência de cada moçambicano para assumir a importância da necessidade de consolidar, de forma permanente, a unidade nacional através de comportamento positivo.”.
O Chefe de Estado disse que celebrar a data é reconhecer e render homenagem a aqueles que continuam entre nós e se destacam pela sua entrega na Luta de Libertação Nacional e em outras frentes da vida política, económica, social, cultural, desportiva contribuindo para a consolidação da nação moçambicana.
“Acima de tudo o 3 de Fevereiro deve ser um momento de reafirmação do compromisso genuíno de cada um para com a causa da defesa da soberania e integridade nacional, e dos valores e princípios pelos quais os nossos heróis dedicaram imenso sacrifício incluindo a sua própria vida”, acrescenta.
Por isso “é fundamental que a nação moçambicana esteja cada vez mais unida e coesa para enfrentar os desafios da actualidade com destaque para os ataques terroristas na província de Cabo delgado.”
Passam hoje 55 anos da morte do primeiro presidente da Frelimo, Eduardo Mondlane, também apelidado “Arquitecto da Unidade Nacional”, razão pela qual foi instituída, em 1976, a data para imortalizar os heróis nacionais.
(AIM)
CC/mz