
Lançamento de Prova Anual de Vida do Sistema de Segurança Social
Maputo, 08 Fev (AIM) – Mais de 120 mil pensionistas do Sistema de Segurança Social deverão fazer a prova de vida no período compreendido entre 8 de Fevereiro a 10 de Maio do presente ano em Moçambicano.
O facto foi anunciado hoje (08), em Maputo, pelo Secretário Permanente do Ministério do Trabalho e Segurança Social, Emídio Vicente Mavila, durante a cerimónia do lançamento de Prova Anual de Vida.
“Para o presente ano 124,598 pensionistas do Sistema de Segurança Social, sendo 45,307 por velhice 77,568 por sobrevivência e 1,613 por invalidez deverão a nível nacional comprovar a sua existência física junto dos serviços de Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) instalados em todo o país” disse.
Explicou que o exercício permite actualizar periodicamente o cadastro dos pensionistas e tem um sentido extremamente importante, pois contribui para evitar pagamentos indevidos.
Na capital moçambicana Maputo são esperados cerca de 40,142 pensionistas.
Mavila, apelou para aos pensionistas para participarem no exercício como forma de garantir o pagamento das suas pensões.
“Evitemos interrupções das pensões por falta de realização de prova de vida”, advertiu.
Por seu turno, Arão Nhancale, representante do Secretário de Estado na cidade de Maputo disse que “a prova de vida é um exercício de contacto com os pensionistas em que o Estado aproxima os pensionistas e o INSS que contribui para o sistema que hoje eles e os seus familiares tenham o direito a pensão”.
Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração do INSS, Kabir Fahar Ibrahimo, disse que a prova de vida é fundamental para o sucesso do processo.
“É uma prática essencial para garantir a integridade e regularidade dos nossos serviços previdenciários”, sublinhou.
César Estêvão Dos Santos, representante dos pensionistas, considera que a informatização do Sistema de Segurança Social melhorou as suas vidas.
“A informatização do Sistema de Segurança Social é uma realidade e foi oportuna, uma vez que aliviou a situação penosa que nós pensionistas do INSS e demais utentes passávamos com as longas filas para tratar assuntos relacionados com o INSS e, principalmente, para receber as nossas pensões”, afirmou.
Para a realização da prova de vida, os pensionistas serão atendidos nos locais previamente indicados pela INSS, nomeadamente nas delegações provinciais e distritais, nas representações distritais e nos postos de atendimento.
Os pensionistas com dificuldades de locomoção por motivo de doença serão atendidos em suas casas, através de brigadas constituídas por técnicos do INSS.
Já para os pensionistas residentes no estrangeiro a prova de vida será feita de forma biométrica ou mediante apresentação de um certificado de vida e ou atestado de residência emitido pelos serviços consulares.
(AIM)
ZT/sg