Tambara (Moçambique) 08 Fev (AIM) – O Secretário de Estado na província de Manica, Fernando Bemane, exige da população maior vigilância para evitar o alastramento de células terroristas para outras regiões de Moçambique.
A província moçambicana de Cabo Delgado, na região norte do país, está sendo assolada por ataques terroristas, principalmente nas zonas ricas em recursos minerais. Ainda não são conhecidos os rostos dos líderes e as reais causas dos ataques que começaram em Outubro de 2017.
Os ataques já causaram a morte de milhares pessoas, deslocados e destruição de várias infra-estruturas sociais e económicas.
Bemane falava esta quinta-feira (08), no início da uma visita de trabalho de um dia e meio ao distrito de Tambara, extremo norte da província.
Apelou à população para que denuncie qualquer situação que atente contra a ordem e segurança pública.
“Manica não pode ser uma fonte de alimentação para os terroristas ou local de recrutamento de jovens para engrossar as fileiras do mal. Vamos ficar atentos e denunciar qualquer movimento suspeito nas comunidades. Esta é a melhor forma de contribuir para acabarmos com este mal que retarda o desenvolvimento de Moçambique”, disse.
“Recentemente, tivemos um caso em que cinco jovens da província de Manica foram encontrados em Nampula a caminho da província de Cabo Delgado. Diziam que haviam sido prometidos emprego. Suspeita-se que tenham sido recrutados para engrossar as fileiras dos terroristas. Sejam vigilantes porque não existe emprego. É uma falsidade e podem cair nas malhas de pessoas do mal”, acrescentou Bemane, para quem o combate ao terrorismo é tarefa de todos os moçambicanos.
Disse que os jovens não podem pensar que é noutras províncias onde podem encontrar a solução para o problema da falta de emprego.
“Cada um, onde estiver, deve encontrar a solução sem que seja aliciado para se filiar aos inimigos que aterrorizam a província de Cabo Delgado. Portanto, o nosso apelo é que estejamos vigilantes e não deixemos que a nossa província seja fértil aos inimigos da paz e do desenvolvimento”, reiterou.
Em Tambara, o Secretário de Estado orientou uma sessão extraordinária do governo local alargado aos chefes dos postos administrativos, localidades e visitou alguns empreendimentos económicos e sociais.
Apreciou o informe do Plano Económico, Social e Orçamento do Distrito (PESOD), referente ao ano de 2023, onde ficou a saber da situação política e economia do distrito, considerada calma, de bom ambiente e de participação activa da população nas actividades de desenvolvimento.
O distrito, que conta com 62.978 habitantes, registou uma produção global de 1.609,91 milhão de meticais (cerca de 25 milhões de dólares), de uma meta estabelecida em 1.608,40 milhão de meticais estabelecida para o ano de 2023.
No mesmo período, Tambara comercializou 34.115 toneladas de produtos diversos, das 34.222 planificadas, contra 33.440,52 toneladas na campanha 2022/23, representando 99,69 por cento de realização e um crescimento em 2,02 por cento.
Durante a sua visita, Bemane manteve encontros com os líderes comunitários, religiosos e funcionários públicos do distrito.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/dt