
Barragem de Nampula
Nampula (Moçambique), 13 Fev (AIM) – As albufeiras de quatro das seis principais barragens da zona norte de Moçambique atingiram, domingo, a sua capacidade máxima de encaixe, em consequência da precipitação registada nas últimas semanas.
São os casos das barragens de Nampula e Nacala, na província de Nampula, de Chipembe, em Montepuez, (Cabo Delgado) e Locumue, em Lichinga, (Niassa).
As restantes são Mitucue, em Cuamba, na província do Niassa, e Mugica em Nampula que, na última leitura feita no domingo, registavam grau de enchimento de 90,1 e 72,2 por cento.
A Administração Regional de Águas do Norte, (ARA-NORTE) informou, no seu último boletim enviado à AIM, em Nampula, este domingo, que para as 24 horas seguintes havia previsão de oscilação dos níveis hidrométricos, com tendência a baixar em quase todas as bacias hidrográficas da região sob a sua jurisdição, devido ao abrandamento da precipitação.
Apesar disso, a ARA-NORTE observa que as comunidades dos distritos de Chiúre, Mecúfi, Nairoto e Balama, todas na província de Cabo Delgado, devem tomar medidas de precaução e evitar a travessia dos rios, Megaruma, Messalo e Montepuez.
Aliás, face à subida do nível do rio Megaruma, em Cabo Delgado, está condicionada a transitabilidade no troço que liga os distritos de Chiúre e Mecúfi. No distrito de Balama, na mesma província, devido à subida do nível do rio Montepuez, a transitabilidade entre as aldeias Regadio e Magaia encontra-se igualmente condicionada.
Esta situação deve-se ao facto de em duas estações os rios Megaruma e Montepuez estarem ambos acima do nível de alerta.
No geral, a entidade que gere as bacias hidrográficas da região norte de Moçambique apela a população a continuar a seguir todas as informações sobre o evoluir da situação dos rios
(AIM)
Rosa Inguane)/dt