Pretoria, 20 Fev (AIM) – A Presidência sul-africana anunciou que o Chefe de Estado, Cyril Ramaphosa, determinou, em conformidade com a Constituição da República e a Lei Eleitoral, o dia 29 de Maio como a data das eleições gerais.
Antes de anunciar o facto, Ramaphosa consultou a Comissão Eleitoral Independente (CEI) sobre a data, disse a presidência.
“Além disso, o Presidente convocou uma reunião com todos os nove governadores provinciais e a IEC para discutir o grau de preparação para as eleições gerais”, disse o porta-voz presidencial Vincent Magwenya nesta terça-feira citado pelo jornal TimesLive, no seu portal da internet.
Magwenya disse que as eleições coincidem com a celebração de 30 anos de liberdade e democracia na África do Sul, pelo que Ramaphosa apela a todos os eleitores elegíveis para participarem plenamente no importante e histórico marco do calendário democrático.
Magwenya citou Ramaphosa como tendo dito: “Para além do cumprimento da nossa obrigação constitucional, estas próximas eleições são também uma celebração do nosso percurso democrático e uma determinação do futuro que todos desejamos.
“Apelo a todos os sul-africanos para que exerçam o seu direito democrático de voto e àqueles que vão fazer campanha, para que o façam pacificamente no pleno respeito pela lei. Apelamos também aos eleitores não registados para que utilizem a plataforma de registo online para se registarem”, disse Ramaphosa
(AIM)
TimesLive/sg