Maputo, 23 Fev (AIM) – A Frelimo, o partido governamental lançou, esta sexta-feira (23), um movimento solidário para com as vítimas dos ataques terroristas na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
O acto teve lugar no distrito de Boane, província de Maputo, e foi dirigido pelo primeiro secretário da Frelimo em Maputo, Avelino Machine, durante a cerimónia de abertura da IV Secção Ordinária do Comité Provincial daquela formação política.
A luz da campanha espera-se recolher dos membros do partido e de pessoas de boa vontade, vestuário diverso e produtos de primeira necessidade visando minimizar o sofrimento das famílias afectadas.
Avelino Machine explicou que o lançamento desta campanha de solidariedade surge como forma de manifestar proximidades para com as vítimas do terrorismo em Cabo Delgado.
“Exaltamos o heroísmo, coragem e elevado sentido patriótico das nossas vitoriosas Forças de Defesa e Segurança (FDS), que combatem os terroristas que têm estado a semear luto e dor em alguns distritos da província de Cabo Delgado, por via de ataques macabros e totalmente desumanos”, disse Machine.
Acrescentou “o terrorismo em Cabo Delgado caracteriza-se pelo cometimento de atrocidades hediondas, assassinatos e decapitação de pessoas inocentes, violação dos mais elementares Direitos Humanos, deixando rastro de destruição nas aldeias e de infra-estruturas públicas e privadas”.
Salientou que os assassinatos perpetrados por terroristas no norte de Moçambique tiram sossego a qualquer moçambicano sensato e obriga a todos a redobrar seus valores patrióticos de união e de solidariedade em prol das vítimas.
“Inicia hoje mesmo nesta IV Sessão Ordinária do Comité Provincial uma campanha de solidariedade com as vítimas dos ataques terrorista”, disse.
Os participantes da IV Sessão Ordinária do Comité Provincial vão avaliar o desempenho dos Conselhos de Representação do Estado e Executivo e apreciar os preparativos das eleições gerais agendadas para o presente ano.
(AIM)
FG/sg