Maputo, 23 Fev (AIM) – As autoridades de saúde na província de Gaza, sul de Moçambique, anunciaram uma série de medidas de segurança com vista a evitar o desvio de medicamentos do Sistema Nacional de Saúde (SNS), para o mercado paralelo.
O reforço das medidas de segurança abrange toda a cadeia logística dos medicamentos, desde o transporte, distribuição e armazenamento dos fármacos em todos os 14 distritos da província.
Segundo o director do Serviço Provincial da Saúde em Gaza, Sílvio Alexandre, nesta acção, além da segurança interna, o sector conta com a intervenção da Polícia da República de Moçambique (PRM).
Citado pela Radio Moçambique (RM), emissora pública, a fonte anotou que as medidas de segurança incluem o reforço das acções de inspecção nas unidades sanitárias, farmácias e de postos de medicamentos para aferir o nível de gestão dos fármacos.
As medidas incluem, ainda a capacitação contínua dos técnicos de farmácia em matéria de gestão de medicamentos no Sistema Nacional de Saúde.
“Fazemos este treinamento contínuo para termos uma melhor planificação, uma melhor aquisição das quantidades que são realmente necessárias em determinado ponto para evitarmos a questão de desperdício de medicamentos”, disse.
Vincou que “também temos usado as plataformas para poder realocar em caso de necessitar de algum medicamento, que esteja na cadeia em algum ponto e que esteja acumulado e alocamos para os outros locais”.
Alexandre frisou terem reforçado as medidas de segurança através das inspecções que têm realizado nos depósitos e Unidades Sanitárias a nível da província, bem como outros locais.
Sublinhou que em resultado destas medidas nos últimos tempos aquela região não tem registado casos de desvio de fármacos e outros insumos no SNS.
(AIM)
FG/dt