Quelimane (Moçambique) 23 Fev AIM – A Autoridade Tributária (AT) apreendeu, recentemente, 669 caixas de bebidas alcoólicas, avaliadas em pouco em mais de 1,1 milhão de meticais (pouco mais de 17.200 dólares) na província central da Zambézia, em Moçambique.
A apreensão resulta de uma actividade operativa conjunta entre a AT e a Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE) havida na semana finda naquele ponto do país.
A informação foi avançada esta sexta-feira, em Quelimane, pelo director Operacional da Área de Imposto, Mário Jorge, em conferência de imprensa.
“Hoje convidamos a imprensa para dar a conhecer a apreensão de 669 caixas de bebidas espirituosas, devido a irregularidades detectadas relacionadas com a deficiência da autenticidade da selagem”, disse.
Segundo a fonte, a mercadoria em questão foi apreendida num dos armazéns de referência, algures na cidade de Quelimane.
“O contrabando dos produtos referidos lesaria ao Estado em pouco mais de 500 mil meticais de direitos aduaneiros e demais imposições”, explicou.
Questionado sobre a existência de outra mercadoria diversa armazenada em três contentores, a fonte declinou prestar detalhes, alegadamente por estarem em curso procedimentos legais.
“Estamos na fase de aplicação integral da selagem que, presentemente, envolve cerveja. Já não se justifica que ainda esteja a circular, no país, bebidas sem selo”, disse o director, apelando aos retalhistas e grossistas a adquirirem mercadoria legal.
(AIM)
LO/dt