Maputo, 24 Fev (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, participa, este sábado e domingo, em Windhoek, na Namíbia, nas exéquias do Presidente Hage Geingob, que perdeu a vida a 4 de Fevereiro corrente, vítima de doença.
Um comunicado da Presidência da República refere que a participação do Chefe do Estado de Moçambique nas exéquias visa, essencialmente, transmitir pessoalmente condolências e manifestar solidariedade ao seu homólogo Nangolo Mbumba (Presidente interino), à viúva, ao Governo e ao povo da Namíbia.
Na deslocação à Whindoek, Nyusi far-se-á acompanhar pela esposa, Isaura Nyusi; a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo; quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.
Moçambique observa desde quarta-feira (21) luto nacional de cinco dias pelo falecimento de Geingob.
Ele foi o terceiro Presidente da Namíbia após a independência do país em 1990.
Após a independência tornou-se Primeiro-ministro, servindo até 2002. Retornou ao posto em 2012, no governo de Hifikepunye Pohamba
Membro da Organização do Povo do Sudoeste Africano (SWAPO, na sigla em inglês), ele foi eleito Presidente da Namibia em 2014 com 86 por cento dos votos, e o seu partido obteve o controle de dois terços da Assembleia Nacional, o parlamento.
Novamente candidato nas eleições presidenciais de Novembro de 2019, Geingob foi reeleito com 56,3 por cento dos votos expressos. A SWAPO conquistou 65 por cento dos assentos na Assembleia Nacional, não obtendo uma maioria de dois terços como na legislatura anterior.
(AIM)
FF