
Equipamento agrícola para ex-mineiros da Moamba
Moamba (Moçambique), 07 Mar (AIM) – Pelo menos 18 ex-mineiros moçambicanos ou seus dependentes, residentes no distrito de Moamba, província meridional de Maputo, receberam novo equipamento para agro-pecuária, uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Segurança Social (MITSS)..
O equipamento inclui um tractor e respectivas alfaias, um atrelado basculante com capacidade para cinco toneladas, uma motobomba, uma pranteadeira, um sulcador, insumos entre outros, para potenciar a prática da actividade agro-pecuária.
O mesmo foi entregue na tarde desta quinta-feira pela Secretária de Estado na Província de Maputo, Judith Mussácula.
Mussácula manifestou a sua preocupação com a situação de muitos mineiros que se encontram devido a falta de fonte de renda. A entrega de equipamento agrícola visa melhorar as condições de vida dos mineiros.
“Olhando para a situação de vulnerabilidade em que alguns ex-mineiros se encontram devido a falta de alguma fonte de renda, o governo de Moçambique, através do Ministério do Trabalho e Segurança Social, tem estado a trabalhar não só para assegurar a criação de emprego, mas também na busca de soluções para os problemas que afectam os ex-mineiros e suas famílias”, disse.
“Assim, dando seguimento ao compromisso do governo em criar melhores condições para os ex-mineiros e no âmbito da reinserção social, hoje, ao nível deste distrito, alocamos meios de produção à Associação de ex-Mineiros Pangalatane para a prática da actividade agro-pecuária abrangendo um total de 18 membros e cerca de 20.000 beneficiários indirectos”, apontou.
Mussácula recomendou aos beneficiários para a conservação, e fazerem bom uso do material e desafiou os mineiros a aumentarem a produção.
Por sua vez, a administradora de Moamba, Teresa Mauaie, agradeceu pelo material e assumiu o compromisso de trabalhar para o aumento da produção naquele distrito.
“Do material que hoje foi alocado à Associação de Ex-mineiros Pangalate queremos destacar o tractor e seus respectivos acessórios, instrumentos indispensáveis para a agricultura e que vem somar aos já existentes no nosso distrito passando o distrito a contar com 89 tractores”, referiu.
“Acreditamos que os meios recebidos irão contribuir para o aumento da produção, produtividade, e garantia da segurança alimentar da nossa população do distrito e provisão dos produtos no mercados da província de Maputo do país, bem como reforçamos o estatuto de Moamba como celeiro da província de Maputo”, acrescentou.
Já o presidente da Associação Pangalate, que junta os ex-mineiros, agradeceu o apoio que vai beneficiar os ex-mineiros, bem como os seus filhos.
“Queremos desta forma expor a nossa satisfação por testemunhar este momento nobre em que vamos observar o respeito pelo direito a assistência humana o que mostra que o governo está ciente de que os ex-mineiros contribuíram ao longo dos anos para o nosso país”, disse Zunguze.
“Grande parte dos ex-mineiros debatem-se com a problemática de incapacidade e dada a sua idade avançada, pelo que dependem de pensões de reforma. Por isso, os meios que aqui recebemos vão garantir que nossos filhos se afastem do crime, álcool e drogas e contribuir para a melhoria das condições de alimentação.
A iniciativa do MITSS é reembolsável para permitir a sua replica por outras associações.
Actualmente existem 18.800 trabalhadores moçambicanos nas minas da República da África do Sul, dos quais 4.165 trabalhadores provenientes da província de Maputo.
(AIM)
CC/sg