Maputo, 13 Mar (AIM) – A empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) garante que já está reposto o fornecimento de energia à maioria dos perto de 100 mil clientes que haviam sido afectados pela tempestade tropical “Filipo” que, desde a manhã de terça-feira, está a fustigar a região sul do país.
Em comunicado, a EDM explica que a tempestade continua a causar danos no sistema eléctrico, interrompendo o fornecimento de energia eléctrica em vários pontos do país.
O tempo de indisponibilidade do sistema eléctrico tem variado conforme as ocorrências e intensidade do fenómeno atmosférico nas três regiões do país.
“Ainda assim, no balanço das actividades de reposição realizadas pelo Comité Operativo da EDM, até ao meio dia de hoje, 13 de Março, constatou-se a redução do número de clientes sem corrente eléctrica, que passou de 98.756 clientes anunciados até as 13:00 horas de ontem (terça-feira), 12 de Março, para os actuais 11.256 clientes afectados”, lê-se no documento.
Na região sul, cerca de 5.000 clientes dos distritos de Machanga e Mambone continuam sem energia eléctrica, enquanto que, na região centro, cerca de 2.000 clientes das localidades de Savane e Muanza continuam privados de corrente eléctrica.
Na capital moçambicana, estão desprovidos da corrente eléctrica os clientes do Bairro Chamanculo e parte dos Bairros Triunfo, Mapulene, Ferroviário, Magoanine, Bagamoyo, 25 de Junho e Hulene devido, sobretudo, à queda de postes.
Já na província de Maputo, registam-se perturbações do sistema eléctrico na vila de Ressano Garcia, Ilha de Inhaca, bem como nos municípios da Matola, Matola Rio, Boane e Manhiça.
Por sua vez, na região norte, a interrupção do fornecimento de energia afecta 4.256 clientes do distrito de Eráti (Postos Administrativos de Namapa e Alua).
A EDM garante que equipes já estão no terreno, intervindo na rede para a reposição gradual do sistema. Explica que as condições atmosféricas adversas e a inacessibilidade de alguns locais têm sido os maiores obstáculos e concorrem para a demora na reposição do fornecimento da corrente eléctrica.
Por isso, a EDM reforça o apelo à observância rigorosa de medidas de prevenção e segurança, tais como, evitar estar próximo de qualquer equipamento eléctrico, tocar nos cabos eléctricos ou postes, controlar as crianças para não brincarem perto das infra-estruturas danificadas, entre outras.
(AIM)
sg