Lusaka (Zâmbia), 22 Mar (AIM) – O combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, bem como o conflito armado no leste da República Democrática do Congo (RDC) junta este sábado (23), em Lusaka, capital zambiana, os líderes dos países membros da Troika do Órgão mais a Troika da SADC, dos Países Contribuintes com Tropas para a Missão da SADC na República Democrática do Congo (SAMIDRC) e em Moçambique (SAMIM).
O evento conta ainda com a participação dos países contribuintes da missão miliar da SADC em Moçambique (SAMIM) e RDC (SAMIDRC), para além dos dois Estados hospedeiros da missão.
Para participar da mesma, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, é esperado nas primeiras horas deste sábado, na capital zambiana.
Os Chefes de Estado e de Governo presentes receberão uma actualização sobre os progressos registados nas missões da SADC, tanto em Moçambique quanto na RDC, no que concerne ao restabelecimento da paz, segurança e estabilidade.
A reunião tem lugar numa altura em que se aproxima a data (16 de Julho próximo) estabelecida para a retirada da missão da SAMIM em Cabo Delgado.
Ao mesmo tempo, regista-se, desde Janeiro último, o recrudescimento de ataques terroristas, desta feita em distritos da zona centro e sul de Cabo Delgado. Trata-se de zonas que ainda não haviam sido flageladas pelos ataques terroristas que eclodiram em Outubro 2017.
Além da destruição de infra-estruturas públicas e privadas, o terrorismo em Cabo Delgado já provocou cerca de 1,4 milhao de deslocados internos, desencadeando uma crise humanitária.
A Cimeira é composta pela Troika do Órgão da SADC de Cooperação nas áreas de defesa, Política e Segurança mais a Troika da SADC, os Países Contribuintes com Tropas para a Missão da SADC na República Democrática do Congo (SAMIDRC) e em Moçambique (SAMIM) e, ainda, os países beneficiários do apoio militar, nomeadamente Moçambique e RDC.
(AIM)
dt/sg