Maputo, 27 Mar (AIM) – O Embaixador da Alemanha, Ronald Münch, acreditado em Moçambique, visitou esta semana a província de Nampula, onde se inteirou sobre o desenvolvimento económico e social.
Nesta sua primeira visita de trabalho à Nampula, o diplomata reuniu se com representantes do Governo, instituições públicas e com parceiros-chave da Cooperação Alemã.
“Na cidade de Nampula, o Embaixador participou do lançamento oficial da 2ª fase do Programa Descentralização e Desenvolvimento Inclusivo (D4ID) da Cooperação Suíça e da 3ª fase do Programa Boa Governação Financeira (BGF III) e uma parceria entre a República de Moçambique, a Cooperação Alemã, a Embaixada da Suíça e a União Europeia, implementado pela GIZ num investimento de 21 milhões de euros”, refere um comunicado da embaixada germânica em Maputo, a que AIM teve acesso.
O evento foi dirigido pelo governador da província, Manuel Rodrigues, e contou com a presença dos representantes da Embaixada da Suíça, dos ministérios de Administração Estatal e Função Pública, Economia e Finanças, dirigentes autárquicos e distintos convidados.
“Foram realizados encontros de cortesia com o Secretário de Estado, Jaime Neto, e com o governador, para se inteirar do quadro geral da província”, lê-se no comunicado.
As partes, segundo a nota, discutiram sobre o projecto “Nexus Norte”, Programa apoiado pelo governo da Alemanha e implementado conjuntamente pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e pela GIZ, com foco no bem-estar sustentável da população deslocada do norte de Moçambique.
A cooperação alemã tem um portfólio de projectos na província de Nampula de cerca de 30 milhões de euros, distribuídos em áreas de actuação estratégica acordadas com o governo de Moçambique, como Boa Governação Financeira e apoio ao processo de descentralização (co-financiado pela Embaixada Suíça em Moçambique e a União Europeia), desenvolvimento do sector privado e financeiro, acesso à electricidade limpa, apoio às pessoas deslocadas e aos refugiados.
O Embaixador visitou o Instituto Técnico Industrial de Carapira, vocacionado ao ensino técnico profissional e uma sólida formação humana e cívica como parte integrante de uma educação completa. A Embaixada da Alemanha prestou por duas vezes assistência financeira ao internato feminino adjacente.
A agenda incluiu também um encontro com a Comissão Mista dos Madgermanes (antigos trabalhadores da extinta República Democrática Alemã, RDA) em Nampula.
A visita ocorreu após a realização do 3º Diálogo Sectorial nos domínios da Economia, Comércio e Investimento entre o governo de Moçambique e a União Europeia, que foi realizado pela primeira vez em Nampula, na qual, participaram os demais embaixadores dos países membros da União Europeia acreditados em Moçambique, incluído o Embaixador da Alemanha
“O Embaixador encarou esta visita como oportuna e considerou que a mesma constituiu uma oportunidade para reforçar e apreciar os resultados das boas relações de Cooperação entre o Governo da República Federal da Alemanha e o Governo da República de Moçambique”, destaca o documento.
(AIM)
dt/sg