
Membros das marinhas de guerra Moçambique, Índia e Tanzânia que participaram nos exercícios militares conjuntos. Foto: Ministério de Defesa da Índia
Nova Deli, 30 Mar (AIM) – A segunda edição do Exercício Trilateral Índia-Moçambique-Tanzânia (IMT TRILAT 24) , envolvendo as marinhas de guerra dos respectivos países, terminou quinta-feira (28) na cidade portuária de Nacala, província de Nampula, norte de Moçambique.
O exercício, de uma semana, sublinha a importância do reforço da cooperação marítima e da interoperabilidade entre as marinhas de guerra dos três países, anunciou sexta-feira o Ministério de Defesa da Índia em comunicado.
O IMT TRILAT 24 contou com a participação dos navios da marinha de guerra da Índia o INS Tir e o Sujata, envolvendo uma série de exercícios conjuntos, sessões de treino e actividades de colaboração, proporcionando oportunidades inestimáveis para a troca de conhecimentos, melhoria das suas capacidades e reforço da segurança marítima na região.
O exercício desenrolou-se em duas fases. A fase inicial, no porto, de 2 a 24 de Março, consistiu em sessões de treino intensivo realizadas em simultâneo a bordo do INS Tir em Zanzibar e do INS Sujata em Maputo.
As actividades incluíram formação vital sobre Visita, Embarque, Busca e Apreensão (VBSS, sigla em inglês), controlo de danos e exercícios de combate a incêndios, procedimentos de comunicação e palestras médicas com demonstração de Ressuscitação Cardio Pulmonar (RCP) e evacuação de feridos em combate (CASEVAC).
A fase marítima iniciou a 24 de Março, quando o INS Tir e o INS Sujata receberam a bordo pilotos marítimos das marinhas da Tanzânia e de Moçambique, respectivamente.
As operações conjuntas com o navio da Marinha de Moçambique Namatili e o navio da Marinha da Tanzânia Fatundu demonstraram uma sinergia significativa e esforços sustentados com as Marinhas regionais, em conformidade com a visão da SAGAR (Segurança e Crescimento para Todos na Região).
As evoluções no mar envolveram exercícios simulados de VBSS e manobras nocturnas. Os marinheiros receberam formação sobre vigilância na ponte, controlo de avarias e combate a incêndios. Os navios efectuaram também a vigilância conjunta da Zona Económica Exclusiva (ZEE) ao largo da Tanzânia e de Moçambique na área de operações.
A cerimónia de encerramento, realizada a bordo do INS Tir e do INS Sujata em Nacala contou com representantes das três marinhas.
As partes destacaram a colaboração bem sucedida, a compreensão das capacidades marítimas e os objectivos partilhados alcançados durante o exercício. Salientaram a colaboração contínua para a segurança marítima e estabilidade regional, sublinhando o compromisso da Índia como o parceiro de segurança preferido.
(AIM)
The Stasteman/sg