Maputo, 01 Mar (AIM) – O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) manifesta a sua solidariedade para com as vítimas das chuvas torrenciais que caíram a 24 de Março e causaram inundações em alguns bairros dos municípios de Maputo, Matola, Boane, província meridional de Maputo.
As chuvas causaram inundações também nas cidades de Xai-Xai, e Inhambane, respectivamente, províncias de Gaza, e Inhambane, sul do país.
O donativo inclui produtos, alimentares, desinfectante para água e redes mosquiteiras, um acto que contou com a presença do Presidente do Conselho Executivo do BCI, Francisco Costa, e vice-Presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco e Desastres (INGD).
Falando durante o evento, que teve lugar em Maputo, Costa disse ser um gesto que pode não chegar para todas as famílias mas serve de esperança e cria uma consciência de uma nova vida nas vítimas das enxurradas.
“Temos consciência de que isto é meramente um pequeno apoio que o Banco pode fazer, mas temos a esperança e consciência de que isto é possível”, disse.
Costa aproveitou a ocasião para lançar uma corrente solidária, apelando as outras entidades a seguirem o exemplo do BCI.
“Queremos criar com este apoio, um movimento de solidariedade. A solidariedade nestes momentos tem de ser a palavra chave do momento. Por isso, gostaríamos de dinamizar um movimento de solidariedade à volta das vítimas destas cheias”, afirmou.
Por seu turno, Monteiro disse que o apoio do Banco desperta atenção aos outros porque maior parte das pessoas entendem que trabalhadores do banco estão confinados nas quatro paredes e sem assistir os grandes acontecimentos.
Monteiro descreveu de desolador, a actual realidade que se abateu nas vítimas das enxurradas por estes dias, afirmando que as populações das cidades afectadas experimentaram momentos dramáticos
Segundo Monteiro, a magnitude das chuvas superou as previsões do INGD, ao observar as correntes de águas da chuva nas avenidas, ruas, inundando as residências em pouco tempo.
“A capacidade de ela própria escoar enquanto cidade revelou-se pequena”, disse, tendo acrescentado de seguida que o INGD decidiu activar todos os sistemas de aviso.
A precipitação caiu desde a madrugada de domingo (24) até às primeiras horas da tarde de segunda-feira (25) e se traduziu em mais de 300 mililitros em 48 horas, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia.
Pelo menos 46.555 pessoas foram afectadas pelas inundações causadas pelas chuvas em Maputo.
Segundo actualização feita pelas autoridades da autarquia da Matola, pelo menos 16 mil famílias, o equivalente a 98 mil pessoas, foram afectadas pelas enxurradas, e pelo menos mil famílias continuam albergadas em oito centros transitórios de acomodação criados pela edilidade.
(AIM)
ac