Machipanda (Moçambique) 03 Abr (AIM) – O sector de pecuária na província de Manica, centro de Moçambique, estabeleceu como meta imunizar 221.185 cabeças de gado bovino na campanha de vacinação obrigatória.
Deste número, 72.989 bovinos serão vacinados contra o carbúnculo sintomático e 40.150 caninos contra a raiva.
A campanha de vacinação arrancou esta quarta-feira (03) e terá a duração de 90 dias.
O objectivo da vacinação é combater as várias doenças, como é o caso de carbúnculo hemático e sintomático, dermatose nodular e a febre aftosa que afectam o gado bovino.
Também serão vacinados cães e gatos contra a raiva, incluindo outras espécies de animais domésticos e de estimação.
A cerimónia de lançamento da campanha teve lugar no posto administrativo de Machipanda, no distrito de Manica.
O chefe dos Serviços de Pecuária na Direcção Provincial de Agricultura e Pescas, em Manica, Gemes Deves, explicou que a campanha vai decorrer em todos os 12 distritos.
Referiu que já foram organizadas equipes de vacinação em todos os distritos, que serão auxiliadas por outras brigadas de nível provincial.
“É uma campanha que vai durar três meses. Durante esse período, as equipas de vacinação vão deslocar-se para as zonas recônditas onde temos criação de animais”, explicou.
A fonte avançou que a campanha poderá custar cerca de quatro milhões de meticais (pouco mais de 63 mil dólares norte-americanos).
Referiu que a província dispõe de quantidade suficiente de vacinas e está assegurada toda a logística para que o processo decorra sem grandes sobressaltos.
Gemes Deves apela à população a aderir à vacinação obrigatória para proteger os animais.
“Queremos que a população se faça aos locais de vacinação que estão a ser anunciados para permitir que todos os animais sejam imunizados. Assim estaremos a contribuir para a boa saúde dos nossos animais e evitar mortes.
“É um esforço do governo e, como forma de valorizá-lo, devemos levar os animais às mangas de tratamento que é totalmente gratuito. Os animais não podem morrer por doenças que, por vezes, também afectam o Homem “, disse.
Dados do ano passado (2023) indicam que a província de Manica possui um efectivo de 264. 596 bovinos.
Foram vacinados 152.753 bovinos contra carbúnculo hemático, 39.690 para carbúnculo sintomático, 4.039 galinhas contra a Newcastle e 15.706 caninos contra a raiva.
A realização de campanhas de vacinação obrigatória, banhos carracicidas, disponibilidade das vacinas e implementação de medidas de controle dos animais e produtos contribuíram para o aumento da população pecuária.
(AIM)
NM/dt