Maputo, 06 Abr (AIM) – A província nortenha de Nampula regista redução de casos de contaminação de conjuntivite hemorrágica nos estabelecimentos de ensino.
O processo de ensino e aprendizagem naquele ponto do país decorre a um ritmo satisfatório em todas as Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), dos 23 distritos da província, sendo que, até ao momento, não há casos graves de contaminação.
O facto foi revelado pela directora provincial de Educação e Desenvolvimento Humano, Mariamo Agostinho.
Segundo a fonte, citada hoje pela Rádio Moçambique, emissora pública, a redução dos casos deve-se ao trabalho coordenado entre as escolas e o sector da saúde para adopção de medidas acertadas para estancar a propagação de conjuntivite hemorrágica naqueles recintos.
“Quando nós tomamos conhecimento da existência da doença, a saúde começou a trabalhar nas escolas e, neste momento, pensamos que já está a reduzir o número de alunos contaminados, porque a saúde está a trabalhar no sentido de ajudar as crianças ou ver se se elimina esse mal para as crianças continuarem a estudar”, disse.
Desde a eclosão da conjuntivite hemorrágica na província, mais de 18.000 alunos e cerca de 200 professores contraíram a doença.
(AIM)
ZT/dt