Maputo, 15 Abr (AIM) – As relações bilaterais entre Moçambique e Ucrânia conhecem hoje (15) um novo capítulo, com a abertura da embaixada daquele país europeu na capital moçambicana Maputo.
O anúncio da abertura foi feito a Imprensa na tarde de hoje pelo Vice-ministro e Representante Especial da Ucrânia para África e Médio Oriente, Maksym Subkh, minutos após o término de uma audiência que lhe foi concedida pela Ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo.
“A abertura da embaixada está prevista para hoje e este é o objectivo da minha visita, apresenta-la aos mais altos dirigentes de Moçambique”, disse o diplomata ucraniano.
Afirmou que a abertura da representação diplomática no país vai estreitar mais ainda as relações entre ambos países.
“O nossos países têm laços muito profundos de amizade e parceria. Por isso, temos a certeza que a abertura da embaixada vai abrir uma nova página nas nossas relações”, referiu.
“Vai também abrir novas perspectivas a melhoria aumento das relações em diversas áreas entre nossos países”, sublinhou.
Sobre a audiência que lhe foi concedida pela Ministra Macamo, o diplomata europeu disse ter transmitido palavras de agradecimento do Presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky e do Ministro dos Negócios Estrangeiros Ucraniano, Dmitry Kuleba, pelo apoio de Moçambique no estabelecimento da missão diplomática e pelo apoio no desenvolvimento das relações entre os países nos diversos sectores de actividade.
“Falei com a ministra sobre a preparação da cimeira de paz que vai ter lugar em Junho deste ano e que vai ajudar na promoção de paz na Ucrânia que agora está a responder a invasão russa, e exprimimos a mensagem à ministra para que Moçambique tome parte desta cimeira a ter lugar na Suíça”, disse.
“Discutimos, também, a possibilidade de intercâmbios ao mais alto nível, bem como abordamos a necessidade de expandir a base jurídica das nossas relações”, apontou.
Disse ainda que abordaram a necessidade para o estabelecimento de relações a nível dos parlamentos dos países para o aprofundamento das relações e partilha de experiências.
O anúncio sobre a manifestação de interesse para a abertura de uma representação diplomática ucraniana em Moçambique foi expresso no ano passado em Maputo, pelo Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, durante um encontro que manteve com o Presidente da República, Filipe Nyusi.
(AIM)
CC/sg