
Presidente da Comissão Nacional de Eleições, Dom Carlos Matsinhe (segundo da direita para esquerda)
Maputo, 16 Abril (AIM) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) divulgou hoje (16) os mandatos provisórios e o rescaldo do recenseamento eleitoral para as VII Eleições Gerais-Presidenciais e Legislativas- e das IV dos Membros das Assembleias Provinciais e do Governador de Província.
Por isso, o Presidente da Comissão Nacional de Eleições, Carlos Matsinhe, exorta aos partidos políticos, coligações de partidos, grupos de cidadãos eleitores proponentes, a efectuarem a inscrição e entregarem as candidaturas o mais breve possível devido a complexidade do processo como forma de evitar constrangimentos que, eventualmente, poderão surgir a última hora.
A exortação foi proferida durante um encontro, havido hoje, em Maputo, com partidos políticos, coligação de partidos políticos e grupo de cidadão proponentes, para dar a conhecer os procedimentos de inscrição dos proponentes e de apresentação de candidaturas, bem como a distribuição de mandatos provisórios para fins eleitorais.
Sobre o recenseamento eleitoral, Matsinhe anunciou que até ao dia 13 de Abril do presente ano foram inscritos 5.304.110 potenciais eleitores , o correspondente a 70,8% do universo de 7.494.011 previstos para o presente exercício.
Matsinhe explicou que no ano passado foram inscritos 8.723.805 potenciais eleitores nas cidades, distritos e vilas com autarquia.
Matsinhe disse ainda que o recenseamento eleitoral que está decorrer em todo território nacional e no estrangeiro, termina no próximo dia 28 de Abril corrente, faltando apenas 12 dias.
Segundo a projecção global do Instituto Nacional de Estatística é de 16.217.816 eleitores.
Do número global projectado, dados dos órgãos eleitorais indicam que até ao dia 13 de Abril de 2024 já haviam sido inscritos 14.027.915 eleitores, o que representa uma execução de 86,5%
Eis mandatos provisórios para Assembleia da República:
Niassa (13), Cabo Delgado (23) Nampula, (45), Tete (21), Manica (17), Zambézia (41), Sofala (20), Inhambane (13), Gaza (22), Maputo-província (20), Cidade de Maputo (13), África (01) e Resto do mundo (01).
A Comissão Nacional de Eleições diz que o número de mandatos poderá eventualmente aumentar, em alguns locais, dependendo dos dados a serem apresentados após o término do recenseamento eleitoral em curso.
(AIM)
MR/sg