
Barco de pesca “Barracuda” destruído pelo fogo ao largo da Ilha Xefina
Maputo, 17 Abr (AIM) – Um incêndio de grande vulto, ocorrido na tarde de quarta-feira (17), destruiu uma embarcação de pesca de 12,5 metros de comprimento, ao largo da Ilha Xefina, na capital moçambicana Maputo.
No barco registado com o nome “Barracuda”, estavam abordo no momento da ocorrência, quatro tripulantes, que conseguiram escapar após auxílio de uma outra embarcação de pesca artesanal. Não há registo de mortos ou feridos.
A informação foi partilhada à AIM pelo Instituto Nacional do Mar IP (INAMAR). As autoridades marítima indicam que uma avaliação preliminar aponta um curto-circuito na casa das máquinas como sendo a causa mais provável do incêndio.
“Não sei ao certo o que aconteceu, mas o problema começou na máquina das máquinas, foi lá onde começou a pegar fogo, e o que originou exactamente, não sei dizer. Quando nos demos conta o combustível que lá havia, as chamas já eram demasiadas ”, disse o mestre da embarcação, Filipe Joaquim.
A tripulação partiu do porto às 09h00 do dia 15 de Abril, com previsão de regresso para 24 de Abril, conforme o plano de viagem, que o incêndio interrompeu.
“Tentamos debelar o fogo usando extintores, mas não conseguimos. Foi sem sucesso, e neste processo apareceu uma embarcação da Costa do Sol (Praia) que fazia pesca e tivemos que entrar naquele barco”.
Após tomar conhecimento do sucedido, uma equipa Administração Marítima de Maputo, (ADMAR) deslocou-se ao local para prestar socorro, no entanto, no local a tripulação já havia sido resgatada pelos pescadores locais.
Os próximos passos passam pela realização de um inquérito para determinar as causas do incêndio e responsabilização dos envolvidos, caso haja tenha havido uma violação das normas.
Até aqui constatou-se que a embarcação não possuía seguro obrigatório, uma condição essencial para o licenciamento da pesca.
(AIM)
CC/sg