
Embaixador italiano, acreditado em Moçambique, Gianni Bardini, na companhia do Secretário de Estado do Ensino Técnico e Profissional, Mety Gondola
Maputo, 19 Abr (AIM) – O Instituto Industrial 1º de Maio, inaugurou hoje (19), em Maputo, laboratórios de Ar, Ventilação e Ar condicionados, no quadro da cooperação bilateral, Moçambique-Itália, com vista a trazer maior qualidade no processo formativo técnico-profissional e dinamização do ramo industrial, com enfoque ao reforço da capacidade de formadores dos fornecedores
Trata-se de um investimento no valor de 58.688.623 meticais (cerca de 918 mil dólares), dos quais 51.000.000 foram investidos na aquisição de equipamentos e os restantes aplicado na reabilitação de uma parte do edifício .
Segundo o embaixador da Itália em Moçambique, Gianni Bardini, o investimento também visa prover uma formação de alta qualidade aos jovens moçambicanos.
O investimento ao Instituto faz parte de um projecto macro que compreende a reabilitação e apetrechamento de nove Institutos de formação técnico-profissional, implantados no país, um investimento orçado em 35 milhões de euros.
“Inauguramos hoje uma componente, mas temos ainda uma outra grande componente para reabilitação e apetrechamento de nove Institutos de formação técnico-profissional “, disse o diplomata
Disse ainda que no quadro da cooperação com governo moçambicano pretende discutir com director da Agência de Cooperação Italiana, no sentido de propor um outro projecto de acompanhamento aos estudantes ou formandos, financiando os estágios profissionais.
“Por exemplo , tenho uma ideia de financiar o período de estágio porque é o caminho seguro para ser empregado, muitas empresas não podem empregar estudantes recém-formados porque não são produtivos, outra possibilidade é criar uma estrutura ou serviço de acompanhamento para o estabelecimento de pequenas empresas, isso precisa financiamento e assessoria. “.
Com esta tendência a Itália pretende que os jovens estejam habilitados para o auto-emprego.
O Secretário de Estado do Ensino Técnico e Profissional, Mety Gondola, fez saber que às intervenções que estão sendo feitas fazem parte de um programa integrado que visa trazer uma maior quantidade no processo formativo.
“Esta acção vem complementar aquilo que estamos a fazer na Matola que é também um centro de Formação de Formadores com a Coreia que entregamos há uma semana e aquilo que estamos a fazer com Alemanha na cidade da Beira também estabelecendo com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).
De acordo com Mety Gondola, uma das prioridades do governo é o apetrechamento, por esta razão que grande parte do investimento efectuado no Instituto Industrial 1º de Maio foi direccionado a aquisição de equipamentos.
“Vamos trabalhar para que assim que se inicie com essa operação as componentes ligadas ao Ar, Ventilação e Acondicionados já possam ser corporizados dando treinamento de refrigeração e frios, cursos também de curta duração”, disse Gondola.
(AIM)
MR/sg